Foto: Alexandre Loureiro/COB
O judô, em seu último dia de disputas individuais, reservou ao torcedor brasileiro a conquista mais esperada dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Beatriz Souza, da categoria acima de 78kg, venceu a israelense número dois do ranking mundial, Raz Hershko, e deu ao Brasil a primeira medalha de ouro na França. A vitória é histórica também para a modalidade: através da primeira vez, uma brasileira sobe ao mais alto lugar do pódio olímpico da categoria feminina mais pesada.
Com o resultado, o judô se torna a modalidade que mais deu ouros a mulheres brasileiras e se isola como o esporte que mais assegurou medalhas ao País. O ouro de Bia é o 27º – e o número pode aumentar ainda nesta edição dos Jogos. Na próximo sábado, realiza-se a disputa por equipes mistas. Bia entrará no tatame mais uma vez, assim como Larissa Pimenta e Willian Lima, que receberam nesta ordem um bronze e uma prata no domingo passado.
“É inexplicável, uma das melhores coisas do mundo”, falou à TV Globo sobre a sensação de ser campeã olímpica. A judoca pediu que a família não viajasse para Paris nos Jogos e segundo ela, a estratégia deu certo. “Eu consegui, deu certo mãe, pai eu consegui! Foi pela vó, mãe. Eu amo vocês mais do que tudo”, falou à família, em contato telefônico.
Beatriz Souza junta-se às judocas Sara Menezes e Rafaela Silva como campeã da modalidade. O confronto com a israelense foi o tempo todo favorável à brasileira. Bia conseguiu um waza-ari logo no começo da luta e o carregou até o final do tempo regulamentar. Passiva, Raz Hershko não conseguiu fazer frente à adversária.
“Eu só fiz o que a gente vinha treinando todos os dias. É uma vida por um dia, a gente abdica de muitas coisas para estar aqui, e quando a gente abre mão de tudo e é campeã olímpica, vale muito a pena. Que venham muitas mais (medalhas) e vamos continuar torcendo para a galera”, afirmou a brasileira em entrevista depois de a vitória.
Na semifinal, a judoca já havia derrotado a primeira do ranking: a francesa Romane Dicko. Bia levou a luta para o golden score, em que qualquer ponto vale a vitória, e conseguiu encaixar uma imobilização. A oponente bateu e desistiu do confronto quando percebeu que não conseguiria escapar.
Com informações de PortaldeAmericana

