Recomeçaram segunda-feira agora, dia 05 de agosto, as cirurgias do Programa Municipal de Castração da Prefeitura de Nova Odessa. As castrações estão ocorrendo através da primeira vez no novo DBEA (Departamento Municipal de Bem-Estar Animal), que iniciou suas atividades na última semana.
O Programa Municipal de Castração é voltado para cães e gatos de famílias vulneráveis de Nova Odessa e tutores voluntários da causa animal no município. Iniciado em 2021 através da atual gestão municipal, o Programa alcançou no começo deste ano a marca de 2.700 pets operados.
Entre 2021 e 2022, as duas primeiras edições promoveram a castração e microchipagem sem custo de 1.900 pets de famílias vulneráveis da cidade, assim como de animais comunitários sob cuidados de voluntários da causa animal da cidade. Ano passado, foram atendidos mais 500 animais, e neste ano, mais 300 cirurgias sem custo.
Conforme a médica veterinária de coordenadora do DBEA, Mariana Pereira, a inauguração do edifício levou muitissimos benefícios para todas as famílias de baixa renda da cidade. “Estou entusiasmada em iniciar esta nova fase, com a expectativa de fazer a diferença na história de bem-estar e saúde dos animais na cidade. Estou feliz em ver nossa equipe comprometida em garantir um atendimento de excelência”, afirmou.
Os cadastramentos para o Programa de Castração da Prefeitura poderão ser feita nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h e 13h às 15h30, exclusivamente na Central de Atendimentos do Paço Municipal – que fica na Avenida João Pessoa, nº 777, no Centro. Já as cirurgias serão realizadas no Bem-Estar Animal, localizado na Avenida Brasil, altura do Parque Fabrício – logo abaixo do novo Parque Municipal das Crianças.
Só podem se trazer benefícios para do Programa de Castração donos de cães e gatos que morem em Nova Odessa e que sejam de famílias de baixa renda. São operados, preferencialmente, os animais SRD (Sem Raça Definida). Também são beneficiados tutores voluntários, que cuidam de animais abandonados e recolhidos nas ruas.
A Prefeitura Municipal vem desde 2021 reforçando a necessidade da castração e da microchipagem como formas de impedir o abandono e os maus-tratos, pois impede as crias indesejadas – que muitas vezes acabam em caixas de papelão em regiões verdes e estradas rurais.
Quem se cadastrar no Programa Municipal de Castração deve ficar atento ao telefone e aguardar a ligação do time do Setor de Zoonoses da Prefeitura. Isto porque, como em todas as etapas anteriores, não haverá atendimentos “de portas abertas”, ou seja, não agendados: só será convocado quem se cadastrar previamente.
Nova Odessa inicia castração no novo Departamento de Bem-Estar Animal
Fonte: Noticias de Americana

