O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana informa que, por motivo da baixa vazão do Rio Piracicaba no ponto da captação, o tratamento de água tem levado mais tempo nos últimos dias, o que tem provocado intermitência no abastecimento de água em algumas regiões da cidade. A situação ocorre diante da estiagem severa dos últimos meses e os reflexos são sentidos em toda a área.
A autarquia fica trabalhando na capacidade máxima de captação e tratamento da água, no entanto, para que sejam mantidos os níveis de qualidade da água fornecida para o povo, o tratamento tem levado mais tempo, o que afeta o abastecimento. Na próximo domingo (13), houve registros de intermitência na área da Praia Azul, Chácara Letônia, Parque Novo Mundo, Cidade Jardim e Jardim Ipiranga.
Conforme informações dos técnicos do DAE, os filtros usados para o tratamento da água estão sendo lavados 5 vezes mais que o normal, utilizando grande quantidade de água para este processo.
Também segundo os técnicos, o cenário atual é pior que o registrado em 2014 e, por isso, é fundamental que o povo faça uso consciente da água, impedindo lavar calçadas e carros, até que as chuvas voltem a ocorrer em volume suficiente para elevar o nível do rio.
MEDIDAS
Na manhã deste domingo, o prefeito Chico Sardelli acionou o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Estado, pedindo apoio com o objetivo de amenizar os problemas causados através da falta de chuva. Uma equipe do DAEE será enviada à cidade segunda-feira agora para verificar a situação e apresentar alternativas.
Americana também tem mantido contato ininterrupto com a ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e o Consórcio PCJ, que têm monitorado o cenário hídrico de toda a área.
Com baixo nível do rio na captação, tratamento de água fica mais lento e afeta abastecimento em Americana
Fonte: Noticias de Americana
