A Prefeitura Municipal de Americana, com o auxílio da Secretaria de Saúde, reforçou a nebulização veicular com inseticida ao incorporar, nesta semana, mais uma viatura ao trabalho de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Conhecida como “fumacê”, a medida fica sendo implementada, inicialmente, no bairro Antônio Zanaga, uma das regiões com maior incidência de casos, e continuará em outras regiões, definidas conforme critérios epidemiológicos.
A ação integra a campanha “Todos contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!” e busca diminuir o povo do vetor da doença. Americana fica em situação de emergência em saúde pública, decretada através da Prefeitura, em razão do cenário da dengue. São 5.460 casos positivos e 18 óbitos relacionados à doença neste ano confirmados até esta quarta-feira (9).
“Dobramos a capacidade da nebulização veicular para garantir uma resposta mais rápida e eficaz. O cenário atual exige agilidade, e essa ampliação permite que a gente consiga cobrir em menos tempo uma determinada área selecionada para a aplicação. E isso causa um impacto direto na contenção do avanço da doença”, explica o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
As viaturas percorrem quarteirões previamente mapeados através do PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue). São três dias consecutivos na mesma localidade, conforme orientações técnicas. A nebulização veicular já percorreu 295 quarteirões, atendendo aproximadamente 13.300 imóveis com a aplicação do inseticida. O procedimento ocorre das 18h às 21h, com o inseticida sendo espargido por ambos os lados da via.
Um carro de som percorre as ruas das regiões atendidas, alertando os moradores para medidas preventivas como recolher roupas do varal, cobrir alimentos e proteger água e ração de animais domésticos.
“A ampliação do fumacê é uma ferramenta importante, mas reforçamos que o verdadeiro combate começa dentro de casa. Cada morador tem um papel fundamental. Nossas equipes seguem nas ruas, orientando os moradores e eliminando criadouros, mas é a colaboração da população que vai fazer a diferença. Precisamos que todos se engajem nessa luta”, destaca o diretor da Uvisa (Unidade de Vigilância em Saúde), Antônio Donizetti Borges.
Além do fumacê, a Prefeitura tem impulsionado o enfrentamento à doença com a pulverização de inseticida por equipamento costal, realizada ao longo do dia, em regiões de maior concentração de casos, totalizando 595 imóveis até esta quarta.
Americana amplia nebulização veicular no enfrentamento à dengue
Fonte: Noticias de Americana

