O município de Americana, com o auxílio da Vigilância Epidemiológica, confirmou, na próxima quinta (8), um óbito causado através da dengue no mês de março.
A vítima é um homem de 24 anos, morador do bairro Vila Bertini. Ele estava internado em hospital público.
Com esta confirmação, são 25 óbitos causados através da doença no município em 2025.
Os outros registros são: homem, 41 anos (Santa Cruz); homem, 25 anos (Jardim Boer); mulher, 61 anos (Jardim São Paulo); mulher, 96 anos (Parque da Liberdade); mulher, 72 anos (Jardim da Paz); mulher, 43 anos (Cidade Jardim); mulher, 67 anos (Cordenonsi); homem, 85 anos (Jardim São Paulo); homem, 74 anos (Cidade Jardim); homem, 94 anos (Frezzarin); mulher, 86 anos (Parque Novo Mundo); homem, 71 anos (Jardim da Balsa 2); homem, 68 anos (Parque Gramado); mulher, 87 anos (Vila Brieds); mulher, 98 anos (Vila Medon); homem, 81 anos (Jaguari); mulher, 52 anos (Morada do Sol); homem, 73 anos (Mário Covas); homem, 65 anos (Jardim Nova Esperança); mulher 86 anos (Chácara Machadinho); mulher, 70 anos (Nova Carioba), mulher, 88 anos (Jardim Brasília), homem, 79 anos (Jardim Brasil); homem, 47 anos (Vila Mathiensen).
Americana totaliza 7.442 casos positivos da doença confirmados neste ano até esta quinta-feira.
Medidas de controle
Americana desenvolve diversas ações de enfrentamento à dengue com o auxílio da campanha “Todos contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!”, que procura mobilizar toda os cidadãos para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Dentre essas ações, estão mutirões de limpeza e remoção de possíveis criadouros, distribuição de materiais informativos, uso de drone para reconhecer focos do mosquito em imóveis fechados, visitas domiciliares realizadas pelos agentes e nebulização com inseticida, tanto de casa em casa (com bomba costal) como veicular. O PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue) já realizou 51 mil visitas em imóveis de bairros vários, com direção e vistorias.
Desde o começo de fevereiro, um mutirão com vistoria e retirada de criadouros já percorreu 40.492 imóveis nos bairros Cidade Jardim, Jardim dos Lírios, Jardim das Flores, Lilases, Parque da Liberdade, Jardim da Paz, São Jerônimo, Cordenonsi, Cariobinha, Jaguari, Nova Carioba, São Manoel, Antônio Zanaga I e II, Jardim Nossa Senhora Aparecida, Vila Bela, Vale das Nogueiras, Jardim Brasil, Jardim Alvorada, Vila Bertini, Parque Novo Mundo, Jardim Boer e Jardim da Balsa. Durante esta operação, os agentes recolheram mais de 7 toneladas de materiais considerados potenciais criadouros do mosquito.
A equipe também realizou 392 visitas em pontos estratégicos (PE), como borracharias, floriculturas, comércio de sucatas, entre outros estabelecimentos.
Além do trabalho mecânico, o município vem empreendendo a nebulização de inseticida em regiões delimitadas, conforme com os indicadores epidemiológicos. Até o momento, foram 1.639 imóveis nebulizados diretamente, com equipamento costal e mais de 40 mil imóveis que receberam o inseticida com o auxílio de nebulização veicular.
Outras ações
A campanha contra a dengue ainda conta com outras ações que vão desde a mobilização social, passando através do emprego de novas tecnologias e intersetorialidade.
Um novo material, incluindo cartilha e check-list, foi elaborado através da Secretaria de Comunicação e Tecnologia da Informação e distribuído à Secretaria de Educação e à Diretoria Regional de Ensino. O conteúdo tem sido usado em atividades com professores e alunos.
O município produziu este ano em torno de 200 mil folders, que estão sendo distribuídos à população pelos agentes de controle durante as visitas de casa em casa, assim como nas ações educativas.
Americana também tem um grupo condutor para o enfrentamento às arboviroses, composto por equipe multiprofissional, de vários setores da Saúde, o qual elaborou um Plano de Contingência e Fluxograma para padronizar, controlar e fazer a vigilância dos atendimentos.
O município realizou um sistema online de monitoramento baseado em Inteligência Artificial (IA), que auxilia os profissionais de saúde no acompanhamento dos casos ao vivo.
Para reforçar as ações de monitoramento dos casos, a Prefeitura contratou 24 agentes de promoção de saúde com o auxílio de concurso público. Eles estão atuando no monitoramento de pacientes sintomáticos e na prevenção da dengue nas unidades de saúde, conforme critérios do Plano de Contingência local.
Todas as Unidades Básicas de Saúde da rede contam com testes rápidos para dengue, usados conforme com os critérios determinados no Plano de Contingência.
A Prefeitura Municipal adquiriu 80 novas poltronas reclináveis para soroterapia venosa, as quais foram distribuídas nas unidades de atenção básica e Pronto Atendimento do bairro Antônio Zanaga.
A vacina contra a dengue também continua disponível para crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos, também em todas as UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h – na Praia Azul e São Vito, o atendimento ocorre das 8h às 20h.
Dengue mata morador do Bertini em Americana de somente 24 anos
Fonte: JornaldeAmericana

