A Prefeitura Municipal de Americana, com o auxílio da Secretaria de Saúde, continua com as ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Uma das frentes de trabalho é a nebulização veicular de inseticida, o chamado fumacê, que já percorreu 887 quarteirões, abrangendo aproximadamente 40 mil imóveis.
Nesta semana, os bairros Jardim Boer, Jardim Bertoni, Jardim Mirandola, Parque das Nações, Morada do Sol, Parque Gramado, Vila Dainese, Nova Carioba e Jardim Esplanada receberam a aplicação. O serviço é feito por três dias consecutivos, das 18h às 21h, conforme mapeamento do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD).
A nebulização já passou também por bairros como Vale das Nogueiras, Santa Eliza, Praia dos Namorados, Vila Bertini, Vila Mariana, Antônio Zanaga, Jardim Brasil, Jardim da Paz, Jaguari, Cidade Jardim, entre outros.
Durante a ação, um carro de som acompanha as viagens com orientações à população: retirar roupas do varal, cobrir alimentos e utensílios de cozinha, e proteger água e ração dos animais.
“O inseticida aplicado tem ação rápida e é importante para reduzir a infestação do mosquito em áreas críticas, mas ele não elimina ovos ou criadosuros. Por isso, reforçamos que cada morador tem um papel fundamental: vistoriar seu quintal, eliminar recipientes com água parada e colaborar com os agentes de saúde. A prevenção começa dentro de casa”, destacou o coordenador da Vigilância Ambiental, Antônio Jorge da Silva Gomes.
A Prefeitura Municipal também orienta os moradores a ficarem atentos aos sintomas da dengue – como febre alta, dores no corpo, manchas vermelhas e mal-estar – e procurar uma unidade básica de saúde em caso de suspeitas.
Outras ações
A campanha municipal “Todos contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!” envolve também mobilização social, emprego de novas tecnologias e ações intersetoriais.
Foram produzidos por volta de 200 mil folders distribuídos durante visitas domiciliares e ações educativas. A Secretaria de Comunicação elaborou uma cartilha com check-list que fica sendo usada em atividades com alunos e professores.
O município conta com um grupo condutor para o enfrentamento às arboviroses, com equipe multiprofissional responsável através do Plano de Contingência e fluxograma de atendimentos.
Um sistema online baseado em inteligência artificial auxilia no monitoramento ao vivo dos casos. Além disto, 24 agentes de promoção da saúde foram contratados para promover a vigilância e o atendimento nas unidades.
As UBSs da rede municipal contam com testes rápidos para dengue e receberam 80 novas poltronas reclináveis para soroterapia venosa. A vacina contra a dengue continua disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, de segunda a sexta, das 8h às 16h – e até 20h nas unidades da Praia Azul e São Vito.
A campanha “Todos Contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!” tem o suporte e a parceria de outros setores, como as secretarias de Meio Ambiente, Educação, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Assistência Social e Direitos Humanos, Planejamento, Comunicação e Tecnologia da Informação, Obras e Serviços Urbanos, ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana), Diretoria Regional de Ensino, Defesa Civil, DAE (Departamento de Água e Esgoto) e CPFL Paulista.
Com informações de Portal de Americana

