Existe cinco meses na presidência da Câmara de Nova Odessa, Oséias Jorge destaca projetos que vão além da gestão interna, como o suporte à construção do novo hospital, à nova represa e à sede própria do Legislativo. Em entrevista à TV TODODIA, ele fala sobre a reorganização administrativa, fiscalização dos recursos públicos, devolução antecipada de verbas à Prefeitura e a necessidade de envolver o povo nas decisões.
Transparência, responsabilidade e parceria com o Executivo são pilares do seu mandato. Veja a entrevista.
TV TODODIA: Presidente, o senhor fica existe aproxamadamente cinco meses no cargo. Quais são os projetos e ideias, tanto do ponto de vista organizacional da Câmara quanto de iniciativas que possam trazer benefícios para o povo?
OSÉIAS JORGE: A gente sempre pensa o melhor para o povo de Nova Odessa. Um dos projetos mais importantes é o hospital, que já fica no plano de governo do prefeito Leitinho. O plano é construir um novo hospital, pois o atual já fica pequeno. Esse projeto fica no coração do prefeito e no nosso também. Sempre estive ao lado do governo e continuo apoiando o prefeito até o final do mandato.
Sobre a sede da Câmara: sair do aluguel é uma meta do seu mandato?
É um sonho antigo. Estamos trabalhando junto com o prefeito e com nosso diretor para tornar isso realidade. O plano é deixar de pagar aluguel e utilizar os recursos em saúde, educação, segurança. Pode ser que consigamos um imóvel através de contrapartida com o Estado, por exemplo, em locais como o IZ (Instituto de Zootecnia).
O senhor nasceu em Americana. Como vê a transformação de Nova Odessa durante desses quase 50 anos que o senhor vive no município?
Nova Odessa cresceu muito. É aqui que construí minha família, minha vida. O município deve ter hoje quase 70 mil habitantes. Só tenho gratidão por tudo que conquistei aqui. Com o desenvolvimento e chegada de empresas, acredito que pode chegar a 200 mil habitantes no futuro.
Vamos falar de política. O prefeito Leitinho não pode concorrer outra vez. Como o senhor vê a sucessão e o seu nome é cogitado?
O prefeito já deixou claro que o sucessor natural é o vice-prefeito. Respeitamos isso. Mas lá na frente, se for da vontade de Deus e dos cidadãos, colocamos nosso nome à disposição. Mas o momento agora é de trabalho.
Entre os projetos que o senhor apresentou, existe algum que destaque?
Sim, o projeto “Infância sem Racismo” nas escolas é muito importante. Fizemos em colaboração com a Educação. Outro projeto relevante é o plano de saneamento, que estava parado e conseguimos aprovar no nosso mandato. Isso permitirá a construção de uma nova represa, algo muito necessário.
O senhor também promoveu uma reorganização administrativa na Câmara?
Sim. Junto com o diretor e o jurídico, reorganizamos a estrutura para otimizar o trabalho. A porta do gabinete fica sempre aberta. Nosso objetivo é sair com a cabeça erguida e nenhum processo nas costas.
E como a Câmara fiscaliza os recursos públicos?
A fiscalização é essencial. Mesmo sendo da base do governo, temos que fiscalizar. Acompanhamos os gastos, fazemos reuniões com o jurídico e o financeiro, tudo com muito cuidado porque o dinheiro é dos cidadãos.
De forma prática, como a Câmara ajuda a Prefeitura financeiramente?
Antes, a devolução de recursos era feita no final do ano. Agora, devolvemos a cada dois meses, conforme recomendação do Tribunal de Contas. Só no primeiro quadrimestre, devolvemos mais de R$ 590 mil. Isso ajuda a Prefeitura em momentos difíceis.
Oséias Jorge defende sede própria do Legislativo e projeto do novo hospital
Fonte: TodoDia

