A Vigilância Epidemiológica de Americana confirmou, na próxima segunda (2), mais dois óbitos causados através da dengue no município em 2025. Os óbitos ocorreram no mês de abril e elevaram para 28 o total de vítimas da doença neste ano.
As novas confirmações são de um homem de 72 anos, morador do bairro Vila Dainese, que faleceu no dia 2 de abril, e de uma mulher de 48 anos, residente no Recanto Jatobá, que morreu em 20 de abril. Ambos estavam internados em hospitais públicos da cidade.
Desde o começo de 2025, Americana já registrou 8.536 casos positivos de dengue. As outras mortes foram registradas nos bairros Santa Cruz, Jardim Boer, Jardim São Paulo, Parque da Liberdade, Jardim da Paz, Cidade Jardim, Cordenonsi, Frezzarin, Parque Novo Mundo, Jardim da Balsa 2, Parque Gramado, Vila Brieds, Vila Medon, Jaguari, Morada do Sol, Mário Covas, Jardim Nova Esperança, Chácara Machadinho, Nova Carioba, Jardim Brasília, Jardim Brasil, Vila Mathiensen, Vila Bertini e Parque das Nações.
MEDIDAS DE COMBATE
Para conter o avanço da doença, a Prefeitura tem aumentado ações da campanha “Todos contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!”. A mobilização envolve mutirões de limpeza, visitas domiciliares, uso de drones para reconhecimento de focos do mosquito em imóveis fechados, distribuição de materiais informativos e nebulização com inseticida.
Desde fevereiro, um mutirão percorreu mais de 52 mil imóveis em vários bairros, recolhendo aproxamadamente 9 toneladas de materiais que poderiam servir de criadouros para o Aedes aegypti. O Programa Municipal de Controle da Dengue também realizou 56 mil visitas a imóveis e 475 vistorias em pontos estratégicos, como borracharias e floriculturas.
Além disto, 2.357 imóveis foram nebulizados com equipamento costal, e outros 51 mil com nebulização veicular, conforme com os dados epidemiológicos.
OUTRAS INICIATIVAS
O município vem adotando uma abordagem integrada no enfrentamento à dengue. A Secretaria de Comunicação, em colaboração com a Educação, produziu cartilhas e check-lists educativos que estão sendo usados com alunos e professores.
Foram impressos e distribuídos aproxamadamente 200 mil folders informativos. A Prefeitura Municipal também formou um grupo multiprofissional para enfrentamento das arboviroses, com plano de contingência e fluxograma para atendimento.
Entre os reforços operacionais, Americana contratou 24 novos agentes de promoção da saúde e adquiriu 80 poltronas reclináveis para soroterapia venosa nas unidades de saúde.
O município ainda realizou um sistema de monitoramento por inteligência artificial que auxilia no acompanhamento dos casos ao vivo. Testes rápidos para diagnóstico da dengue estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conforme critérios clínicos.
A vacinação contra a dengue continua disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as UBSs – com atendimento estendido até as 20h nas unidades da Praia Azul e São Vito.
A Prefeitura Municipal reforça a necessidade da participação dos cidadãos na eliminação de criadouros e na prevenção da doença.
Americana confirma dois óbitos por dengue no mês de abril e totaliza 28 mortes em 2025
Fonte: TodoDia

