A Prefeitura Municipal de Americana, por intermédio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde (Comsaude), faz sábado agora (27) a 11ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Cuidar, Inovar e Incluir: Fortalecendo o SUS Municipal para o Futuro”. O acontecimento realiza-se das 7h30 às 14h30, na Faculdade de Americana (FAM), no Auditório Jamil Salomão (Avenida Joaquim Boer, 733 – Jardim Luciene).
A conferência tem como objetivos avaliar e propor melhorias na saúde da cidade; solidificar o modelo de atenção à saúde através de discussões sobre os desafios e oportunidades do SUS municipal; propor diretrizes para atualização do Plano Municipal de Saúde 2026-2029; consolidar propostas para o fortalecimento da gestão participativa e controle social; e definir prioridades para o desenvolvimento das políticas de saúde no município.
Os interessados em fazer parte podem se cadastrar até esta quinta-feira (25) através do site www.saudeamericana.com.br/v2/conferencia, através do e-mail comsaude@saudeamericana.com.br ou de forma presencial no Conselho Municipal de Saúde (Rua Anhanguera, 80 – Centro), das 8h às 16h.
“A Conferência é o espaço em que a comunidade tem voz ativa para analisar o que já foi feito e apontar os caminhos para o futuro da saúde em Americana. Esse processo de diálogo e construção coletiva é fundamental para que possamos fortalecer o SUS municipal e garantir que as necessidades reais da população estejam no centro das decisões”, pontuou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Messias José Celestino de Carvalho.
No encontro, serão apresentadas e debatidas as propostas levantadas nas quatro Pré-Conferências realizadas entre o final de agosto e o começo de setembro nas regiões do Parque Gramado, Vila Mathiensen, Antônio Zanaga e Praia Azul. Nessas etapas preparatórias, os munícipes puderam apresentar demandas, ideias e opiniões sobre a situação atual da saúde no município, identificando, por intermédio da participação do povo, os principais desafios e necessidades que precisam ser abordados.
“Estamos construindo juntos um novo ciclo para a saúde do nosso município, ouvindo a população e os profissionais que vivenciam a rede todos os dias. A Conferência é uma oportunidade de alinhar prioridades, propor soluções e consolidar um plano de saúde participativo, moderno e inclusivo, que prepare Americana para os próximos anos”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
A Conferência será dividida em cinco eixos principais: fortalecimento da Atenção Primária à Saúde; aprimoramento da Atenção Que tem especialização; capacitação da Atenção Hospitalar e Pré-Hospitalar; fortalecimento da Vigilância em Saúde; e gestão, inovação e participação social em saúde. Os que participam vão debater e elaborar propostas que serão incorporadas ao Plano Municipal de Saúde 2026-2029.
Programação da 11ª Conferência Municipal de Saúde
7h30 – Credenciamento
8h – Abertura com autoridades
8h30 – Leitura do Regimento Interno
9h – Exibição dos eixos, divisão dos grupos de trabalhos e trabalho por eixos temáticos
12h – Intervalo para almoço
13h – Plenária final com deliberação das propostas aprovadas nos grupos de trabalho
14h30 – Encerramento
11ª Conferência Municipal de Saúde de Americana realiza-se sábado agora
Com infomações de Jornal Americanense

