O Conselho Diretor da SP Águas (Agência de Águas do Estado de São Paulo) declarou, na próxima terça (23), estado de escassez hídrica no âmbito da bacia hidrográfica do Rio Piracicaba, composta por mais de 30 municípios, incluindo Americana e cidades do entorno. O decreto estabelece várias medidas a serem adotadas através do Governo do Estado e instrui ações complementares aos municípios.
Conforme o documento, a condição de escassez hídrica é caracterizada por um desequilíbrio quantitativo entre a oferta e a demanda de água na bacia do Rio Piracicaba. Esse desequilíbrio decorre do aumento da demanda em comparação com a disponibilidade hídrica atual.
O superintendente do DAE, Marco Morelli, explicou que o decreto estadual é importante para respaldar os municípios e chamar a atenção dos cidadãos para o cenário hídrico.
“O documento comprova que o cenário problemático é regional, com o Estado reconhecendo que a Bacia do Rio Piracicaba está com pouca água. É o primeiro passo para que o Estado possa adotar medidas de apoio aos municípios. Nossas equipes têm trabalhado com muito empenho para buscar amenizar o problema e esperamos que as chuvas possam melhorar as condições do rio nos próximos dias”, falou.
ABASTECIMENTO
Conforme Boletim Hidrológico do Consórcio PCJ, o índice de chuva de agosto na Bacia do Rio Piracicaba foi 90,2% inferior à média histórica para o momento, de 32,2 milímetros. O mês contabilizou 30 dias sem precipitação relevante e foi o sétimo mês de 2025 com índices pluviométricos abaixo do esperado. Já o mês de setembro (até o dia 21) não foi diferente, sem registro de chuvas significativas na Bacia do Rio Piracicaba.
Com chuvas abaixo da média nos meses de agosto e setembro, o sistema de abastecimento de água de Americana vem enfrentando intermitência em vários bairros principalmente nos últimos 10 dias. Isso ocorre por causa da baixa qualidade da água do Rio Piracicaba, que torna necessário diminuir momentaneamente o volume cuidado para assegurar que o povo receba água dentro dos padrões de qualidade exigidos.
Essa condição também exige a realização de lavagens mais frequentes nos decantadores e filtros da Estação de Tratamento de Água, o que provoca oscilações no abastecimento em diferentes regiões da cidade. Essa situação só deve ser normalizada com a retomada das chuvas na cabeceira do manancial.
Governo do Estado declara cenário de escassez hídrica na área
Fonte: Noticias de Americana

