A crise hídrica que atinge Americana tem levado a Prefeitura a reforçar o abastecimento de água em escolas, unidades de saúde e entidades sociais com o envio de caminhões-pipa. A medida busca amenizar os impactos da estiagem prolongada e da baixa qualidade da água captada do Rio Piracicaba, que tem prejudicado o tratamento e reduzido o volume disponível no município.
Terça-feira agora (7), receberam o abastecimento emergencial a Casa da Criança Panamby, no Balneário Salto Grande; a Casa da Criança Graúna, no Cidade Jardim; a Associação Beneficente Residencial Evangélico Benaiah, no Jardim Terramérica; o Caps “Nova Vida” (Álcool e Drogas) e a Unidade de Vigilância em Saúde, ambos na Vila Dainese; além da Fatec Americana, na Vila Amorim, e o CIEP Professora Maria Nilde Mascellani, no Jardim Jaguari.
O trabalho é feito com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e tem priorizado instituições que dependem diretamente da água para manter suas atividades. Escolas, creches e entidades que necessitem do serviço podem pedir o atendimento pelos canais oficiais: 08000-123737 ou WhatsApp (19) 98100-4714.
A gestão municipal também informou que fica em andamento o processo para contratação de mais caminhões-pipa, com o objetivo de ampliar o atendimento emergencial nas regiões mais afetadas através da falta de água.
No último dia 30 de setembro, Americana decretou situação de emergência hídrica, diante da estiagem prolongada e da baixa qualidade da água do Rio Piracicaba. O decreto autoriza ações urgentes, como reforço no enfrentamento a vazamentos, ampliação da frota de caminhões-pipa e intensificação das campanhas de conscientização para o uso racional da água.
Crise hídrica faz caminhões-pipa atenderem escolas, unidades de saúde e entidades em Americana
Fonte: Noticias de Americana

