O Departamento de Água e Esgoto de Americana (DAE) lançou na próxima quinta (6) o programa “DAE em Ação pela Água – Tecnologia e eficiência no saneamento de Americana”, que estabelece um plano de investimentos de por volta de R$ 30 milhões voltado à ampliação da produção de água, redução de perdas e modernização do sistema de esgoto.
O plano foi apresentado através do superintendente do DAE, Fábio Renato de Oliveira, em coletiva de imprensa que contou com a presença do prefeito Chico Sardelli (PL), do vice-prefeito Odir Demarchi (PSD), além de vereadores e secretários municipais.
Investimentos e metas até 2026
Conforme o prefeito, os recursos virão prioritariamente do DAE, com possibilidade de complementação através da Prefeitura e de uso de emendas parlamentares.
De acordo com o superintendente, o objetivo é combinar engenharia, tecnologia e gestão para resultados práticos. “O ‘DAE em Ação pela Água’ combina engenharia, tecnologia e gestão para ampliar a capacidade produtiva, reduzir perdas e qualificar o saneamento na cidade. Estamos trabalhando com metas claras e prazos definidos”, afirmou Fábio Renato.
As ações estão previstas para ocorrer entre 2025 e 2026, com foco em aumentar a capacidade de produção de água cuidada em 215 litros por segundo e diminuir as perdas em 188 litros por segundo. A intenção é que Americana tenha maior segurança no abastecimento durante momentos de estiagem.
Principais ações do plano – Abastecimento
- Operação ETA eficaz: aumento da capacidade da Estação de Tratamento de Água (ETA) com nova unidade modular e modernização das instalações existentes, incluindo troca de filtros e válvulas.
- Operação perda mínima: ampliação das equipes e implantação de serviço especializado para pesquisa e reparo rápido de vazamentos.
- Pressão sob controle: instalação de válvulas redutoras de pressão para minimizar rompimentos e otimizar a distribuição.
- Olhos na rede: reforço do sistema de telemetria com instalação de macromedidores de vazão nas saídas dos reservatórios para reconhecer vazamentos com mais agilidade.
- Campanhas de conscientização: incentivo ao uso racional da água e ao registro de vazamentos nos canais oficiais do DAE.
Melhorias no tratamento de esgoto
- Reforço do sistema de coleta para a ETE Carioba.
- Modernização da elevatória final da ETE Balsa.
- Reforma e ampliação dos laboratórios das ETEs.
- Substituição das bombas das elevatórias da cidade.
DAE lança plano de R$ 30 milhões que promete ampliar produção e diminuir perdas de água em Americana
Fonte: TodoDia
