A Prefeitura Municipal de Americana, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou na próxima quinta (27) uma nova etapa de manejo e controle de leucenas às margens da Avenida Bandeirantes. A ação, iniciada na semana passada, tem como objetivo suprimir plantas invasoras que impedem o crescimento de espécies nativas e comprometem a biodiversidade local.
A leucena é uma planta exótica que, por alelopatia, inibe o desenvolvimento de espécies nativas no entorno. O projeto estima o manejo dessas espécies e o plantio de árvores nativas da flora regional, com diversidade superior a 80 tipos arbóreos de proteção ciliar. As intervenções abrangem a bacia do Ribeirão Quilombo, na Avenida Bandeirantes, e o Córrego Santa Angélica, perto do Viaduto João Batista de Oliveira Romano.
A secretária de Meio Ambiente, Andréa Cristina Gonçales, destacou a relevância do trabalho. “O controle das espécies arbóreas invasoras, a leucenas, é fundamental para o crescimento da flora nativa, que tem uma função essencial para o equilíbrio ecológico. Após a ação de manejo, serão plantadas árvores adequadas ao espaço, que promovam a biodiversidade local”, afirmou.
A estrutura de plantio estima espécies atrativas para pássaros, polinizadores e dispersores, além de variedades adaptadas a regiões alagadiças, favorecendo o fluxo gênico de fauna e flora e a reconexão das regiões verdes da cidade.
O manejo continua as diretrizes do Plano Municipal de Conservação dos Biomas Mata Atlântica e Cerrado, do projeto de recomposição ambiental do Ribeirão Quilombo, do Consórcio PCJ, e do eixo de trabalho do projeto Reconecta, da Área Metropolitana de Campinas (RMC).
As ações incluem limpeza das regiões, destinação adequada dos resíduos vegetais e implantação de projetos de reflorestamento conduzidos através da Unidade de Fiscalização, Licenciamento Ambiental e Projetos.
A execução da etapa contou com apoio da Utransv (Unidade de Transportes e Sistema Viário), da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu) e do GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Guarda Municipal de Americana (Gama).
Prefeitura faz nova etapa de manejo de leucenas na Avenida Bandeirantes
Com infomações de Jornal Americanense

