Santa Bárbara d’Oeste passou a contar com um importante reforço na segurança hídrica com a entrega da nova Represa Parque das Águas, inaugurada na próxima quarta (17). A obra é de responsabilidade do DAE (Departamento de Água e Esgoto) e marca os 40 anos de fundação da autarquia.
Com investimento de R$ 15 milhões em recursos próprios, a nova represa amplia em 25% a capacidade de armazenamento de água da cidade. Com isso, Santa Bárbara d’Oeste passa a ter um volume total de 12 bilhões de litros de água armazenada, avaliando as três represas do sistema: Parque das Águas, Areia Branca e São Luiz. A ampliação defende segurança no abastecimento pelos próximos 50 anos.
A principal intervenção foi o alteamento da estrutura, resultando em uma barragem com aproximadamente 180 metros de comprimento, 40 metros de largura e 7 metros de profundidade. O vertedouro, já concluído e pronto para operação, tem aproxamadamente 120 metros de comprimento por 40 metros de largura.
O empreendimento inclui ainda uma moderna travessia subterrânea para captação de água, conhecida como “tunnel line”, equipada com duas comportas, o que proporciona maior eficiência e segurança ao sistema de captação.
De acordo com o DAE, os investimentos realizados no setor de saneamento nos últimos anos ultrapassam R$ 150 milhões, incluindo obras como estações de tratamento de esgoto, adutoras, reservatórios e modernização das redes de distribuição.
O evento de inauguração contou com a presença de autoridades municipais, representantes de órgãos regionais ligados à gestão hídrica, vereadores, servidores públicos, integrantes do DAE e representantes de entidades e da imprensa.
Santa Bárbara d’Oeste entrega nova Represa Parque das Águas e amplia em 25% a capacidade de armazenamento
Fonte: Noticias de Americana
