Em 2025, a Guarda Municipal de Americana (GAMA) deu continuidade às aquisições de armamentos mais modernos com o objetivo de assegurar mais efetividade nas ações. A corporação também investiu R$ 13 mil na aquisição de equipamentos de segurança e treinamento de cães e de materiais para manejo de animais selvagens.
No mês de janeiro, foram adquiridas sete carabinas Taurus, modelo T9, ideais para o uso tático, principalmente em situações de curta distância, tanto no meio urbano quanto em regiões rurais, com capacidade de 32 disparos e cano de 8 polegadas. O investimento na compra das armas foi de R$ 94.752,84, provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual Tenente Coimbra, intermediada através do ex-vereador Major Crivelari.
“Fico feliz com esse reforço nos equipamentos à disposição dos guardas que estão nas ruas protegendo a nossa população. Sempre fui um defensor das guardas municipais, e nesses anos à frente da Prefeitura de Americana já realizamos vários investimentos na área de segurança, principalmente com compra de novos armamentos para a GAMA”, afirmou o prefeito Chico Sardelli.
“Esse foi mais um investimento para a segurança da nossa cidade, reforçando os recursos para os patrulheiros que estão atentos ao dia a dia, presentes nas ocorrências, muitas vezes em situação de risco para defender as pessoas de Americana. Quem ganha com isso é a população, que se sente mais protegida”, acrescentou o vice-prefeito Odir Demarchi.
“Ficamos bastante satisfeitos com a aquisição, que possibilitou mais efetividade às ações da Guarda Municipal. Nos últimos anos, renovamos nosso arsenal com armas mais modernas e eficientes”, destacou o comandante da GAMA, Marco Aurélio da Silva.
Para os treinadores dos cães, foram comprados macacão de nylon, capacete de proteção, protetor para braços e peitoral, mordedores, luvas, bastões e bite para treinos, colares, guias e focinheiras. A GAMA conta com uma matilha que auxilia no enfrentamento à criminalidade e na resolução de casos. Além de tudo, os cães realizam atividades junto à comunidade nos “show dogs”, com apresentação das habilidades treinadas por seus tutores.
“A aquisição desses materiais é muito importante para o trabalho desenvolvido pela equipe, não apenas para a segurança dos patrulheiros, mas também para a otimização dos treinos”, pontuou o comandante Marco Aurélio.
Este ano, a GAMA adquiriu também dois pinções e dois ganchos para serpentes, dois puçás para aves, duas pinças para mamíferos, duas redes de arremesso, duas caixas de contenção e transporte de animais e um laço cambão para contenção e manejo de animais.
Os equipamentos são usados pelos patrulheiros que atuam no Grupo de Proteção Ambiental (GPA), que faz ações preventivas e presta auxílios que contribuem para a proteção do patrimônio ecológico e ambiental da cidade, incluindo a fauna selvagem local. Alguns exemplos dessas ações são patrulhamentos ambientais, educação ambiental e auxílios para resgate, soltura e destinação de animais selvagens em vida livre, que possam estar feridos, debilitados, em situação de risco ou que estejam em conflito com o povo humana.
As ocorrências de animais selvagens na área urbana da cidade representam uma demanda importante da GAMA. Até outubro de 2025, foram feitos 466 atendimentos, superando os índices de 2022 (78 ocorrências), 2023 (123) e 2024 (237). As espécies mais frequentes são gambás, ouriços, aves em geral, capivaras e teiús, mas existe também outras espécies não tão comuns, como raposas, tatus e cobras.
Os animais resgatados poderão ser soltos imediatamente em seu habitat, caso não estejam feridos ou debilitados. Ainda assim, quando a situação exige, os animais são destinados a instituições técnicas capacitadas, onde recebem atendimento ideal, e, depois de a reabilitação, são devolvidos ao seu habitat ou levados para regiões de soltura e monitoramento devidamente cadastradas através do poder público.
GAMA investe em novos armamentos, treinamento de cães e equipamentos para manejo de animais selvagens
Com infomações de Jornal Americanense
