Desde que assumiu a Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, ligada ao Ministério das Cidades, Denis Andia passou a conduzir uma agenda focada na retomada de obras paralisadas, ampliação de investimentos federais e modernização do transporte público nos municípios brasileiras.
Entre as ações concretas sob sua coordenação fica a inclusão de projetos de mobilidade no Novo PAC, com previsão de recursos para corredores exclusivos de ônibus, sistemas de BRT, terminais urbanos e obras de infraestrutura viária voltadas ao transporte coletivo. A secretaria também avançou na reavaliação de contratos velhos, permitindo a reprogramação de empreendimentos que estavam sem execução.
Outra frente de atuação foi a abertura de seleções públicas para que municípios apresentassem propostas de mobilidade urbana sustentável, incluindo aquisição de ônibus menos poluentes e implantação de faixas exclusivas. A pasta reforçou a exigência de projetos executivos mais estruturados, o que acelerou a análise técnica e a liberação de recursos federais.
Sob a gestão de Andia, também houve intensificação das reuniões técnicas com prefeitos e secretários municipais para destravar obras com pendências administrativas e financeiras. Cidades que enfrentavam dificuldades na prestação de contas ou na atualização de cronogramas passaram a receber apoio técnico direto da secretaria.
A pauta da eletrificação do transporte coletivo ganhou espaço nas discussões coordenadas através da pasta, com incentivo à modernização de frotas e à redução de emissões. A secretaria tem defendido que a transição energética no transporte público seja seguida de planejamento financeiro para defender sustentabilidade tarifária.
Denis Andia amplia investimentos e destrava obras na mobilidade urbana
Com infomações de Jornal Americanense

