O Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia, fica no Japão em missão oficial representando o governo federal. Nomeado para o cargo em 21 de março de 2023, Andia completou nesta semana dois anos como integrante da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sendo o principal representante da área no alto escalão do governo petista. Indagada sobre os custos da viagem, a assessoria de Andia não respondeu até a publicação deste texto.
A viagem, realizada a convite da Confederação Nacional do Transporte (CNT), tem como foco o debate sobre o uso de inteligência artificial aplicada ao transporte público. A agenda também inclui participação na Expo Osaka 2025 e visitas técnicas voltadas à inovação e mobilidade urbana.
Apesar de estar em uma missão institucional vinculada ao governo Lula, Andia postou vídeos em suas redes sociais nos últimos dias sem mencionar sua posição no governo ou o partido ao qual serve.
“A convite da CNT, tive a honra e oportunidade de falar a um grupo distinto de empresários e investidores. Na pauta, tecnologias para o transporte público com baixa emissão de carbono e o fortalecimento da indústria nacional de produção de ônibus”, comentou na publicação.
Desde que assumiu o cargo, Andia tem mantido um perfil discreto em relação à sua participação no governo do PT, mesmo ocupando uma das posições mais estratégicas do Ministério das Cidades.
Denis Andia viaja ao Japão em missão do governo Lula, mas assessoria não esclarece gastos da viagem
Com infomações de Jornal Americanense
