Um gesto simples, rápido e obrigatório pode ser a diferença entre a segurança e o risco no trânsito. Ainda assim, muitos motoristas insistem em ignorar o uso da seta, o sinal de indicação de direção presente em todos os veículos.
Apesar de ser uma exigência legal, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o descaso com a sinalização de manobras continua gerando acidentes, confusão nas vias e penalidades.
Conforme o artigo 196 do CTB, deixar de sinalizar antes de qualquer mudança de direção ou manobra é uma infração grave, sujeita a multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Em entrevista à reportagem, o subinspetor E. Dias, da Guarda Municipal de Americana, reforça a necessidade da conscientização no trânsito:
“A gente tem visto no dia a dia o quanto a falta de sinalização prejudica o fluxo e coloca vidas em risco. A orientação é clara: o motorista deve sempre fazer uso da seta ou do gesto de braço, tanto para conversão quanto para mudança de faixa, início de marcha, estacionamento ou qualquer outra manobra”, alerta.
De acordo com o agente, o desrespeito às normas de sinalização é unicamente uma das infrações mais recorrentes no município:
“Aqui em Americana, infelizmente, vemos muitas infrações dessa natureza. Mas o que tem nos preocupado ainda mais é o uso do celular ao volante, que tem contribuído para o aumento de acidentes com ou sem vítimas”, completa.
Quando o motorista deve sinalizar?
O uso da sinalização é obrigatório em diversas situações:
- Conversões à direita ou à esquerda;
- Mudança de faixa;
- Retornos e desvios de obstáculos;
- Ao começar a marcha com o veículo parado ou estacionado;
- Durante manobras de estacionamento ou paradas rápidas.
Além de tudo, conduzir o veículo com o sistema de iluminação defeituoso também é infração de trânsito.
Sinalizar é mais do que seguir a lei
Utilizar o indicador de direção é mais do que uma obrigação legal: é um ato de cidadania, respeito e empatia no trânsito. Ele permite que outros motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres compreendam sua intenção, impedindo colisões e decisões bruscas.
“Sinalizar com antecedência é essencial para que os demais condutores se preparem para a sua manobra. É uma comunicação que salva vidas”, reforça o subinspetor.
Conscientização e responsabilidade
A falta de sinalização ainda é uma infração frequente, mas ela integra um conjunto de condutas imprudentes que afetam diretamente a segurança nas ruas.
O agente também chama a atenção para o uso do celular, o excesso de velocidade e a combinação de álcool e direção — atitudes que, infelizmente, continuam presentes no cotidiano dos motoristas.
“Precisamos de mais consciência. Cada atitude ao volante tem impacto. Um trânsito mais seguro começa com gestos simples e com o cumprimento das leis”, finaliza.
A Importância do uso da seta no trânsito
Fonte: TodoDia

