O programa Vitrine Digital, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em cooperação com o Sebrae-SP e a ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana), foi lançado no mês do aniversário de 150 anos da cidade. O projeto é voltado para comerciantes que possuem lojas físicas e ainda não utilizam o ambiente digital como canal de vendas. Os cadastramentos são sem custo e poderão ser feitas até o dia 29 de agosto, através do site da Prefeitura.
“O Vitrine Digital é para capacitar o nosso comércio físico a se tornar multicanal. Ou seja, o lojista continua com sua loja física, mas também passa a ter um canal de venda online. Hoje, as pessoas compram no digital muito pela comodidade”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros.
Sobre o programa
A proposta é oferecer um ciclo de aulas práticas, com foco em comércio eletrônico e uso de ferramentas acessíveis, como WhatsApp, Instagram e Pix. O plano é capacitar os lojistas para ampliar os canais de venda, atrair clientes e defender mais competitividade no mercado.
“Hoje o consumo aumentou sobremaneira pelas redes sociais e pelo e-commerce, e nós não podemos ficar para trás. Estamos trabalhando, incentivando, e quero parabenizar toda a equipe do Desenvolvimento Econômico”, reforçou o prefeito Chico Sardelli.
Cronograma
O programa começa no dia 9 de setembro, com palestra de sensibilização no Centro de Cultura e Diversão. Depois, os que participam serão divididos em dois grupos: iniciantes no digital e aqueles que já atuam no ambiente online. Cada grupo terá duas capacitações durante das semanas, e o encerramento será em 21 de outubro.
“O trabalho da Vitrine Digital é mais uma possibilidade de abertura de um canal de vendas para essas empresas. Inicialmente, estamos convidando os comerciantes, mas o programa também é extensivo às indústrias e aos prestadores de serviços associados à ACIA. Os não associados também poderão participar”, comentou James Nadin, presidente da ACIA.
Os comerciantes que participarem de todas as etapas receberão ainda uma consultoria personalizada do Sebrae, com duração de quatro horas, para aplicar os aprendizados diretamente em seus negócios.
Comércio digital
“A venda digital, o comércio digital, veio para ficar e cresce muito a cada ano. É um caminho sem volta. Não adianta brigar com isso, é preciso entender como funciona e também fazer parte. A ideia é tornar o nosso comércio, pelo menos, apto a se tornar multicanal”, reforça o secretário de Desenvolvimento Econômico.
O objetivo é solidificar os micro e pequenos negócios, proporcionando conhecimento e ferramentas para que o comércio de Americana esteja cada dia mais conectado e preparado para os novos desafios do consumo digital.
“As lojas precisam se inscrever nos informes que criamos. Ao final da série de seis aulas, quem acompanhar todo o ciclo terá direito a uma consultoria presencial do Sebrae para ajudar a implementar os multicanais. A proposta é oferecer uma capacitação completa para quem quiser também vender no digital”, reforça o secretário.
Americana lança programa para capacitar comerciantes no ambiente digital
Fonte: TodoDia

