O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana informa que, na manhã desta quinta-feira (2), os reservatórios da cidade contabilizam unicamente 15 milhões de litros de água. O volume fica muito abaixo do ideal, que seria de 36 milhões de litros, o que reforça a gravidade da escassez hídrica enfrentada através da cidade.
Diante desse cenário, a falta de água tem sido generalizada em vários pontos da cidade, mas as regiões mais afetadas na próxima quinta são: São Vito, São Luiz, Jardim Boer, Jardim Brasil (parte alta) e Praia Azul. A autarquia ressalta que, no decorrer do dia, os locais com mais dificuldade no abastecimento podem mudar.
A Prefeitura Municipal de Americana decretou na terça-feira (30) estado de emergência hídrica, medida que permite a adoção de ações emergenciais como reforço no enfrentamento a vazamentos, contratação de caminhões-pipa para atendimento em regiões específicas e intensificação das campanhas de conscientização sobre o uso racional da água.
O DAE reforça que a estiagem prolongada e a baixa qualidade da água captada do Rio Piracicaba têm prejudicado o processo de tratamento, reduzindo significativamente a oferta de água para abastecimento.
A autarquia pede a colaboração do povo para que adote práticas de economia e conservação da água, utilizando o recurso de maneira consciente até que a situação se normalize com a retomada das chuvas.
DAE informa regiões mais afetadas através da falta de água na próxima quinta
Fonte: Noticias de Americana

