Caso é investigado através da Polícia Civil a pedido do Ministério Público, que aponta que desde julho situação foi flagrada mais de dez vezes
Pedro Heiderich
Não bastasse a crise de falta de água que se alonga existe dias em Americana, esgoto do Zanaga é despejado no Rio Piracicaba e na Represa de Salto Grande. O caso é investigado através da Polícia Civil de Americana a pedido do Ministério Público. Moradores fizeram desde junho mais de dez denúncias de extravasamento de esgoto, o que motivou a investigação.
“O esgoto tá caindo na ponte no Casarão no Salto Grande, vindo da estação elevatória de esgoto”, denuncia o biólogo Rodrigo Ribeiro, do projeto Natureza em Movimento (171 mil seguidores no Instagram) que registrou o vazamento em vídeo ao passar através do local, na área do Zanaga, no último dia 4.
Mas não foi a primeira vez. O empresário Marcelo Masoca, que age em defesa de Salto Grande, acionou o Ministério Público cinco vezes, denunciando o DAE (Departamento de Água e Esgoto) por despejar esgoto sem tratamento no Rio Piracicaba.
O promotor Ivan Carneiro Castanheiro, do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente), pediu a investigação da Polícia Civil de Americana do caso. Ele cita denúncia de através do menos onze casos de julho para cá de: “despejos de esgoto in natura ou insuficientemente tratado em vias públicas, galerias pluviais e diretamente em corpos hídricos de extrema relevância, como a Represa do Salto Grande e o Rio Piracicaba.”
Em 7 de outubro, Masoca compartilhou novo registro. Neste vídeo, o aposentado Pedro Cotrim mostra bomba quebrada na estação de esgoto da Represa do Salto Grande e mostra a água descendo do Rio Piracicaba e o esgoto que desce do bairro Zanaga sem passar por captação que fica ao lado, e é despejado sem tratamento direto para a comporta do Salto Grande, que represa as regiões da Praia Azul e da Praia dos Namorados. “Aqui embaixo dá para ver a cor da água, diferenciada. É inacreditável o tanto de esgoto que tá descendo”.
O vídeo foi compartilhado no Instagram do vereador de Piracicaba, Pedro Kawai (PSDB), que também tem cobrado soluções.
Falta de comprometimento
Juliano Schiavo, professor de biologia e idealizador do projeto Movimento Verde, lamenta. “Americana já foi uma cidade referência em qualidade de vida. Nos últimos anos, a questão ambiental foi sendo deixada de lado e esses despejos irregulares só demonstram a falta de compromisso e respeito com o ambiente e população, ainda mais numa crise hídrica”.
A falta de água ou água imprópria para consumo tem sido frequente em todas regiões da cidade nas últimas semanas, e alvo de queixas dos vereadores na Câmara. Americana decretou situação de emergência hídrica, no dia 30 de setembro, em razão da estiagem prolongada e da baixa qualidade da água do Rio Piracicaba, que abastece o município.
Outro lado
A reportagem indagou a Prefeitura de Americana a respeito da situação do despejo de esgoto e medidas que estão sendo e serão tomadas, além de perguntar como funciona a fiscalização dos serviços do DAE, mas não conseguiu retorno.
O Ministério Público e a Polícia Civil, através da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, também foram procurados através do Notícias de Americana para comentar o caso e andamento das investigações, também sem respostas até o momento.
O espaço se mantém aberto para os posicionamentos.
Em meio a crise de falta de água, esgoto é despejado em rio e represa em Americana
Fonte: Noticias de Americana

