O Departamento de Água e Esgoto de Americana (DAE) lançou quinta-feira agora (6) o programa “DAE em Ação pela Água – Tecnologia e eficiência no saneamento de Americana”, que apresenta o plano de ação com os investimentos necessários para confrontar a crise hídrica, ampliando a capacidade de produção da ETA (Estação de Tratamento de Água), reduzindo perdas e otimizando a distribuição de água, além de instruir a infraestrutura do tratamento de esgoto no município. O investimento total presumido é de aproximadamente R$30 milhões.
O planejamento foi apresentado através do superintendente do DAE, Fábio Renato de Oliveira, durante coletiva de imprensa que contou com a participação do prefeito Chico Sardelli, do vice-prefeito Odir Demarchi, de vereadores e secretários da cidade.
“Americana passa por um momento desafiador diante da crise hídrica, e este plano vai nos ajudar a responder de forma eficiente e estratégica. Água é prioridade, e a população pode contar com a responsabilidade da nossa gestão”, afirmou o prefeito Chico Sardelli.
O vice-prefeito, Odir Demarchi, reforçou que a execução das medidas previstas será fundamental para preservar segurança hídrica e operacionalidade. “Estamos falando de ações técnicas, planejadas e que vão refletir diretamente na vida de quem mora aqui. Esse é um compromisso que assumimos com seriedade e transparência”, falou.
Responsável através da condução do planejamento, o superintendente do DAE destacou o foco em resultados. “O ‘DAE em Ação pela Água’ combina engenharia, tecnologia e gestão para ampliar a capacidade produtiva, reduzir perdas e qualificar o saneamento na cidade. Estamos trabalhando com metas claras e prazos definidos”, explicou Fábio Renato de Oliveira.
O plano reúne ações que precisam ser realizadas entre 2025 e 2026, com foco na ampliação da produção de água cuidada, redução de perdas, modernização da distribuição e melhorias no tratamento de esgoto.
Principais ações do plano
ABASTECIMENTO
– Operação ETA efetivo: aumento da capacidade da ETA com nova unidade modular e modernização das instalações existentes com troca de filtros e válvulas
– Operação perda mínima: redução de perdas aumento de equipes e implantação de serviço especializado de pesquisa e reparo de vazamentos
– Pressão sob controle: minimizar rompimentos e otimizar a distribuição por intermédio da instalação de válvulas redutoras de pressão
– Olhos na rede: mais tecnologia no sistema de telemetria com instalação de macromedidores de vazão nas saídas dos reservatórios para reconhecer vazamentos com maior rapidez
– Conscientização sobre o uso racional da água e sobre a necessidade do registro de vazamentos nos canais oficiais do DAE
TRATAMENTO DE ESGOTO
– Reforço do sistema de coleta para a ETE Carioba
– Modernização da elevatória final da ETE Balsa
– Reforma e ampliação dos laboratórios das ETEs
– Substituição de bombas das elevatórias da cidade
“DAE em Ação pela Água” é lançado com foco em tecnologia e eficiência para o saneamento de Americana
Com infomações de Jornal Americanense
