A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para as condições de tempo mais severas previstas entre terça-feira (9) e quinta-feira (11), por motivo da formação de um ciclone extratropical no Sul do país. Esse sistema deve influenciar diretamente o clima em São Paulo, trazendo chuva volumosa, rajadas de vento muito fortes e possibilidade de queda de raios e granizo em todas as regiões do estado.
Na terça-feira (9), a expectativa é de chuva forte e volumosa em praticamente todo o estado, com volumes mais altos nas regiões que fazem divisa com o Paraná, na área central e na faixa leste, que inclui regiões metropolitanas e o litoral. A combinação de chuva intensa e solo encharcado pode provocar alagamentos, enxurradas e deslizamentos, particularmente em regiões mais vulneráveis.
Na quarta-feira (10), a atenção se volta para o vento, que deve ganhar força. As rajadas poderão ser muito intensas na faixa leste do estado, com possibilidade de ultrapassar os 90 km/h. Esse tipo de vento aumenta o risco de queda de árvores, galhos e estruturas frágeis, além de poder causar interrupções temporárias no fornecimento de energia.
A começar de quinta-feira (11), o ciclone começa a se afastar e o risco de temporais diminui bastante. Mesmo assim, ainda pode haver rajadas de vento separadas em regiões como Campinas, Área Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e Vale do Paraíba.
Durante o momento do alerta, os acumulados de chuva atingirão os seguintes níveis:
Muito alto
Serra da Mantiqueira
Alto
Vale do Ribeira
Regiões de Itapeva, Campinas e Sorocaba
Litoral Norte e Baixada Santista
Regiões de São José dos Campos, Presidente Prudente, Marília, Bauru e Araraquara
Área Metropolitana da Capital Paulista
Médio
Regiões de São José do Rio Preto, Araçatuba, Franca, Barretos e Ribeirão Preto
Gabinete de crise será ativado
A Defesa Civil ativará o gabinete de crise durante o momento mais crítico do alerta. A começar das 8h desta terça-feira (09), as chefias das concessionárias de energia, Corpo de Bombeiros, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fundo Social do Estado de SP, SABESP, ARTESP e ARSESP permanecerão reunidas no Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil (CGE). O gabinete tem a finalidade de otimizar a gestão da emergência e diminuir o tempo de resposta diante de ocorrências.
A Defesa Civil reforça que os cidadãos deve redobrar os cuidados durante a vigência do alerta:
- impedir regiões arborizadas durante ventos fortes;
- prender ou recolher objetos soltos que possam ser arremessados;
- nunca tentar atravessar regiões alagadas ou com enxurradas;
- atentar-se aos indicativos de deslizamento de terra, como rachaduras nas paredes dos imóveis e água lamacenta descendo através da encosta.
Em caso de emergência, os cidadãos deve acionar a Defesa Civil através do número 199 e o Corpo de Bombeiros através do número 193.
Defesa Civil SP alerta para tempestade, rajadas de vento de até 90 km/h e ativa gabinete de crise
Com infomações de Jornal Americanense

