O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, enfrenta baixa no estoque de sangue do tipo O negativo (O-) e precisa, com urgência, de novas doações para assegurar o atendimento a pacientes em situações de emergência e em procedimentos hospitalares.
O tipo sanguíneo O- é tido doador universal e tem importante papel em atendimentos de urgência, em particular em casos de acidentes, cirurgias e no cuidado a pacientes em estado crítico. A reposição dos estoques é essencial para assegurar a continuidade de um atendimento seguro e eficaz à população.
Historicamente, os estoques de sangue apresentam queda significativa durante os momentos de férias escolares e de final de ano, quando existe redução no número de doadores em razão de viagens e mudanças na rotina do povo. Essa diminuição compromete a manutenção dos níveis adequados de sangue, ao mesmo tempo em que a demanda hospitalar se mantém frequente.
Diante desse cenário, o Hospital Municipal de Americana reforça a necessidade da mobilização do povo para a doação de sangue, gesto simples, seguro e fundamental para salvar vidas.
O Banco de Sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, com entrada através do estacionamento da Rua Cuiabá, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. O atendimento é por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento.
O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é administrado através do Grupo Chavantes, por intermédio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.
Banco de Sangue do HM precisa de doações de sangue O-
Fonte: Noticias de Americana

