A Guarda Municipal de Americana, por intermédio do Grupo de Proteção Ambiental (GPA), prendeu em flagrante um homem por maus-tratos a animais, na manhã desta quinta-feira (26), no bairro localizado na Rua da Esperança.
A ação ocorreu depois de equipes do GPA receberem uma denúncia anônima sobre a plausível prática de rinha de galos em um imóvel da área. Durante ronda preventivo ambiental, os agentes foram até o local indicado, onde foram recepcionados através do dono, que autorizou a entrada para averiguação.
No interior do imóvel, os guardas localizaram 39 galos, distribuídos em gaiolas de madeira e arame, além de algumas aves soltas. As gaiolas apresentavam ventilação precária, cobertura baixa e condições inadequadas, configurando situação de maus-tratos. Apesar de não terem sido descobertos instrumentos típicos de rinha, como esporas artificiais, relatos de vizinhos indicaram que o morador frequentemente saía à noite transportando aves em caixas, o que levantou suspeitas de prática ilícita.
Durante a fiscalização, a ativista da causa animal, a vereadora Roberta Lima e representantes da ONG Cadeia Para os Maus-Tratos. Constatou a presença de um cão idoso, mantido acorrentado, com indicativos de artrose e cegueira, conforme laudo veterinário
Dado os acontecimentos, foi acionada a Autoridade Policial, que determinou a presença da Perícia Técnica e de médico veterinário. Depois de os procedimentos legais, as 39 aves foram confiscadas e orientadas ao Santuário Filhos de Salomão (ASFISA), em Bragança Paulista, sob responsabilidade da ONG Cadeia Para os Maus-Tratos.
O tutor através do imóvel foi levado à Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde foi detido em flagrante baseado no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), permanecendo à disposição da Justiça.
Gama apreende 39 galos e prende homem por maus-tratos aos animais
Com infomações de Jornal Americanense

