A Polícia Militar Ambiental aumentou a fiscalização na Represa do Salto Grande, em Americana, no domingo (4), durante a Operação Impacto/Piracema. A ação ocorreu na área da Praia Azul e teve como foco coibir infrações ambientais, principalmente a pesca em locais proibidos no momento de defeso.
Durante a operação, as equipes vistoriaram 13 embarcações e abordaram 22 pessoas que frequentavam a represa. O objetivo foi verificar o cumprimento das regras que restringem a pesca de espécies nativas durante a piracema, momento destinado à reprodução dos peixes.
Fiscalização por terra e água
Para ampliar o alcance da ação, a operação foi feita em duas frentes. Uma equipe atuou por terra, com viatura, enquanto outra realizou ronda aquático com embarcação tática. Os policiais também montaram um ponto de estacionamento e bloqueio, o que permitiu a checagem de barcos e dos equipamentos de pesca usados.
Foco na conscientização
Além da fiscalização, a operação teve caráter educativo. Todas as pessoas abordadas receberam orientações sobre a legislação ambiental em vigor. De acordo com a Polícia Ambiental, o trabalho busca conciliar a repressão às irregularidades com a conscientização dos frequentadores, reforçando a necessidade de colaboração individual e coletiva para a preservação ambiental.
A corporação informou que as fiscalizações continuarão rotineiramente na represa para preservar o cumprimento das normas de proteção ao meio ambiente.
No estado de São Paulo, o momento da piracema continua de 1º de novembro do ano passado até 28 de fevereiro.
Operação na Represa do Salto Grande vistoria 13 embarcações e aborda 22 pessoas em Americana
Fonte: TodoDia

