A Prefeitura Municipal de Americana, por intermédio da Secretaria de Comunicação e Tecnologia da Informação, implantou um conjunto de ações estratégicas para modernizar, capacitar e ampliar a governança de Tecnologia da Informação (TI) na gestão pública municipal. As iniciativas buscam alinhar a gestão de tecnologia aos objetivos do governo, promover maior transparência na utilização dos recursos públicos e aperfeiçoar a proteção das informações de cidadãos e serviços públicos.
Entre as principais ações fica a elaboração e publicação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), marco fundamental para direcionar as ações e investimentos da Prefeitura nos próximos 4 anos. O documento, resultado de um amplo processo de participação intersecretarial, agrupou servidores e gestores de todos os órgãos municipais em diversas reuniões e debates, defendendo que o plano esteja alinhado às reais necessidades da gestão pública e às exigências legais de eficiência, transparência e governança.
O PDTI reúne metas e estratégias para investimentos em infraestrutura tecnológica, capacitação de pessoal, gestão de ativos de TI e governança digital, estabelecendo um roteiro planejado para os próximos anos. A iniciativa foi publicada de forma oficial no site oficial da Prefeitura (www.americana.sp.gov.br) no final de dezembro.
Além da finalização do PDTI, a gestão da Secretaria de Tecnologia fez outras medidas estruturantes no espaço de 2025, como a criação de comitês técnicos e de governança, com a finalidade de fazer parte as regiões envolvidas nas decisões de tecnologia, a regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) no âmbito municipal, a elaboração de uma nova Política Municipal de Segurança da Informação, o desenvolvimento de um Plano de Continuidade de Serviços e a revisão de contratos com fornecedores de tecnologia para inclusão das cláusulas de proteção de dados.
“Todas essas ações atendem ao pedido do prefeito Chico Sardelli de preparar Americana para o futuro. Nosso objetivo é não só atender às exigências do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, mas, sobretudo, transformar a tecnologia em uma aliada da eficiência administrativa e da qualidade dos serviços prestados à população”, afirmou o secretário de Comunicação e TI, Leon Botão.
O município também realizou a capacitação profissional de servidores municipais das regiões de tecnologia, saúde, educação e jurídica por intermédio de oficinas disponibilizadas através do Instituto Inova Cidades, ampliando suas habilidades e permitindo a execução destas ações pelos próprios servidores, seguindo as recomendações do TCE/SP.
Americana fortalece governança de TI com Plano Diretor e avanços estratégicos
Com infomações de Jornal Americanense

