Servidores municipais de Santa Bárbara d”Oeste denunciaram atrasos no pagamento de horas extras, adicional de insalubridade e outros benefícios legais, em particular os profissionais da área da Saúde, que atuam em serviços essenciais. Alguns trabalhadores afirmam ter recebido exclusivamente o salário-base, outros menos de um terço da remuneração mensal, e existe casos de servidores que não receberam nenhum valor.
“Recebemos faltando, pagam uma parte do salário no 5º dia útil, deixam de pagar horas extras e adicionais que são nossos direitos. Este mês, por exemplo, alguns não receberam nada, e até agora estamos sem nenhuma satisfação”, relatou uma empregada que preferiu não se reconhecer. Outro servidor afirmou que a situação ocorre de forma parcial e sem padrão definido desde setembro de 2025.
De acordo com os relatos, os atrasos causam prejuízos financeiros e emocionais, dificultando o pagamento de contas e comprometimentos básicos, além de gerar desmotivação, estresse e sobrecarga no trabalho, mesmo com os servidores mantendo suas funções essenciais.
O vereador Carlos Fontes (União Brasil) protocolou na próxima terça, 13 de janeiro de 2026, o Requerimento de n.º 19/2026 ao Poder Executivo Municipal, cobrando providências imediatas e responsabilização do Executivo. O requerimento pede informações detalhadas sobre meses e secretarias afetadas pelos atrasos; número de servidores prejudicados e valores devidos.
O requerimento também questiona o pagamento parcial ou a ausência de benefícios legais, como adicional de insalubridade e gratificações, o cronograma para a quitação dos valores em atraso, as justificativas administrativas e financeiras do Executivo, a relação entre a instrução normativa publicada no mês de dezembro de 2025 — que restringiu a realização de horas extras — e os atrasos registrados, além do impacto dos R$ 26,8 milhões gastos com horas extras em 2025 na folha salarial total da cidade.
O JA entrou em contato com a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, mas até o momento não conseguiu resposta. O espaço continua aberto.
Servidores municipais de Santa Bárbara denunciam atrasos salariais e falta de pagamento de benefícios legais
Com infomações de Jornal Americanense
