Inscrições para novos grupos poderão ser realizadas nas Unidades Básicas de Saúde
A Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, através da Secretaria de Saúde, encerrou na próxima segunda (13) a primeira turma de 2026 do Programa “Saúde sem Tabaco”. Durante o último encontro, promovido no Centro Social Urbano, houve avaliação final, entrega de certificados aos que participam através da conclusão do grupo e confraternização com a equipe.
A iniciativa foi encerrada com 11 que participam, que relataram ter deixado de fumar depois de a conclusão das atividades. O grupo tem como objetivo auxiliar as pessoas a parar de fumar, com encontros semanais durante aproximadamente três meses.
No momento, os que participam passam por acolhimento, com preenchimento de fichas e aplicação de testes para avaliação do grau de dependência à nicotina, reuniões motivacionais, consultas médicas e avaliação bucal, além de encontros terapêuticos e de manutenção.
Os interessados em fazer parte das próximas edições do programa precisam procurar a sua UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência. Nos próximos dias, a Secretaria de Saúde estabelecerá o novo cronograma e iniciará as convocações para o próximo grupo.
Sob a coordenação do NAC (Núcleo de Ações Coletivas), vinculado à Secretaria de Saúde, o programa proporciona gratuitamente apoio médico, odontológico, psicológico, farmacêutico e de serviço social aos que participam. Todos os profissionais envolvidos foram capacitados através do Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas), em São Paulo. Historicamente, aproxamadamente 40% a 50% dos que participam deixam de fumar ao término das atividades do grupo.
Prefeitura de Santa Bárbara termina a primeira turma de 2026 do “Saúde sem Tabaco”
Fonte: Noticias de Americana

