Prefeito aumentou no mês de dezembro o ingresso do Parque Ecológico/Zoológico, alegando que local dava mais despesas do que lucro; ONG fala em maus tratos
Da redação
O óbito de uma onça do Zoológico de Americana sábado agora (2) pouco depois de o aumento de ingresso através da Prefeitura gerou polêmica. Os vereadores da câmara aprovaram no mês de setembro e o prefeito Chico Sardelli (PV) sancionou no mês de dezembro a lei que dobrou o preço do ingresso do Parque Ecológico e Zoológico da cidade, com a inteira subindo de R$ 5 para R$ 10.
Na ocasião, o principal argumento do Executivo e apoiado através da maioria dos vereadores da base de Chico era de que o local dava mais despesas do que lucro. Entretanto, o óbito de uma onça pintada, um macho com o apelido de Pantanal, que tinha 21 anos, acende o alerta. A Prefeitura Municipal fica lucrando mais e cuidando menos do local? O tema gerou debate nas redes.
A vereadora Professora Juliana (PT) publicou vídeo em que questiona a Prefeitura sobre onde estão as onças-pardas do Zoológico de Americana e recebeu como resposta do Executivo unicamente que os animais estavam no recinto, fora de exibição. Ela cita denúncia que recebeu de que essas onças estariam mortas existe meses e cobra transparência.
“A gente já fez requerimentos sobre o funcionamento do zoológico outras vezes . As respostas chegam incompletas. Estamos falando de um espaço público, mantido com recurso público. Prestação de contas não é opcional, é obrigação. A população tem o direito de saber o que acontece ali dentro: entrada, saída, saúde e também se um animal veio a óbito, quando isso aconteceu e por qual motivo”, postou a vereadora.
N, a ONG Canto da Terra faz comentário sobre o episódio. “Esse ‘Parque Ecológico’ de Americana é processado há anos pela @antiliareis que é referência em proteção animal. A prefeitura não conseguiu que o processo se tornasse sigiloso, as informações são públicas. A perita judicial já confirmou os maus tratos, imperícia, imprudência e negligência desse local. O MP está favorável à intervenção no local só falta o juiz da cidade”, diz.
Pouco depois do vídeo ir ao ar, a Prefeitura informou nota confirmando o óbito de uma onça pintada, o Pantanal, de 21 anos. O texto diz que no mês de fevereiro deste ano foi reconhecido um quadro de comprometimento renal e que o felino estava passando por tratamento e monitoramento, mas teve piora do quadro clínico na semana passada e não resistiu.
Na nota, o Executivo mostra ainda que outros dois gatos do plantel vieram a óbito no mês de setembro e também “culpa” a idade avançada destes animais, afirmando que os casos eram auxiliados. A Prefeitura Municipal nega correlação entre os casos, lamenta os óbitos e diz que um novo casal de onças para o Parque Ecológico de Americana chegará no mês de maio.
Em informe ao Notícias de Americana, a Prefeitura diz que o Parque Ecológico preserva periodicidade nos exames clínicos dos animais e que a fiscalização é feita através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Diz ainda que os animais são bem cuidados e monitorados e que os casos de setembro foram cuidados à época no âmbito técnico-operacional, sem impacto sanitário ou risco à população. A nota ainda frisa que os três óbitos são de animais na faixa etária avançadas por causas naturais.
Sobre o aumento da cobrança, o Executivo afirma: “a cobrança é necessária para melhorias na manutenção do espaço (Parque Ecológico e Jardim Botânico), o que vem sendo feito”.
Mortes de onças do Zoológico de Americana depois de aumento de ingresso através da Prefeitura geram polêmica
Fonte: Noticias de Americana
