Aconteceram no sábado (7) as grandes finais do Torneio Regional de Futebol de Base 2024. O campeonato é uma realização da Prefeitura de Nova Odessa, através da Secretaria Municipal de Esportes e Diversão. A competição contou com aproximadamente 400 crianças e adolescentes de projetos sociais da cidade além de uma equipe convidada de Americana. O UVA (Unidos da Vila Azenha) foi campeão duas vezes, das categorias Sub-11 e Sub-17. São Manoel (Sub-13) e Garotos Brilhantes (Sub-15) também levaram troféus para casa.
Para o secretário-adjunto de Esportes e Diversão da Prefeitura, José Henrique de Carvalho, as finais foram “um verdadeiro sucesso”. “Depois de 10 anos voltamos com os torneios de base, facilitando ainda mais para os jogadores, pois não cobramos taxas de inscrições e os atletas ainda ganharam bolas e uniformes novos para os treinos. Estamos felizes por trazer de volta para a cidade um campeonato que emociona e que coloca os atletas cada vez mais inseridos no esporte. Agradeço todo o público presente que torceu e presenciou os jogos, torcendo pelas equipes”, afirmou.
O primeiro jogo das finais, da categoria Sub-11, foi para o time da Vila Azenha, que ganhou de 5×0 do time do São Manoel, equipe de Americana. Os futuros jogadores deram uma apresentação dentro do campo, mostrando toda a sua garra, determinação, coragem e talento com a bola.
No Sub-13, o jogo foi decidido nos pênaltis. Desta vez, o time do São Manoel ganhou de 5×3 do time dos Garotos Brilhantes. O time, convidado da cidade de Americana, exibiu que veio para ganhar. Já na categoria Sub-15, o jogo também foi decidido nos pênaltis. Os Garotos Brilhantes fizeram 7×6 contra o time do Juventude, que levou o 2º lugar na categoria.
Para finalizar, o time da Vila Azenha defendeu o seu segundo troféu desta final. No Sub-17, eles venceram de 3×0 o time do EC Real, servindo de inspiração para os “mais jovens” do campeonato, que também asseguraram o primeiro troféu para o time.
Todo o campeonato foi custeado através de uma emenda parlamentar e todas as equipes ganharam uniformes e bolas, além do custo da arbitragem e das premiações. As equipes que participam de Nova Odessa foram Juventude, Vila Azenha, Garotos Brilhantes, EC Real e a equipe do São Manoel, que foi convidada representando o município de Americana.
Conforme Wesley Rodrigues, que faz parte do time do Esporte no município, a presença de muitas famílias acompanhando os jogos foi muito importante. “É muito legal ver todas as famílias prestigiando todos os jogos do campeonato, isso mostra que o esporte movimentara a cidade, pois fazia mais de 10 anos que não tinha campeonato de futebol de base no município de Nova Odessa”, relatou.
ARTILHEIROS E EQUIPES MENOS VAZADAS
No Sub-11, o artilheiro foi o esportista Pedro Henrique Delgado, com 9 gols no campeonato. A equipe menos vazada foi a Vila Azenha, com 3 gols apenas. Na categoria Sub-11, o artilheiro foi Kaike Santana, também com 9 gols. A equipe menos vazada foi o time dos Garotos Brilhante, com 3 gols somente.
Já no Sub-15, Lucas Lemos foi o artilheiro da categoria, com 3 gols marcados. O time dos Garotos Brilhantes não sofreu nenhum gol na categoria. Finalizando no Sub-17, João Pedro Martins Silva e Carlos Eduardo Nascimento fizeram 4 gols cada. O time da Vila Azenha foi o menos vazado, com 5 gols.
Unidos da Vila Azenha, vence dois das quatro categorias do Torneio Regional de Futebol de Base 2024
Fonte: TodoDia
