O ano começa com queda no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no país. As informações são do primeiro Boletim Infogripe da Fiocruz, relativos ao momento de 29 de dezembro a 4 de janeiro.
Apesar da redução no país, dados de cinco estados exibiram tendência de crescimento a longo período, são eles: Alagoas, Paraíba, Acre, Rondônia e Roraima. A maior parte dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças e adolescentes é causada através do rinovírus, já o vírus da Covid-19 predomina entre os idosos.
Aumento de Covid no Norte e Nordeste
O estado do Ceará é o que o vem apresentando maior número de casos de SRAG por Covid-19 , sobretudo em jovens e adultos. Já nos idosos, o boletim mostra indicações de desaceleração. Em outros estados como Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Maranhão, no Nordeste, e Amazonas, Acre, Pará e Rondônia, no Norte, o aumento no número de casos de SRAG pode estar associado ao vírus da Covid-19.
De acordo com a pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz e coordenadora do InfoGripe, por motivo das festas de final de ano, os dados laboratoriais não são suficientes para afirmar que os casos mais graves são, de fato, causados através do vírus da Covid. Ela reforça a necessidade de manter os cuidados de prevenção.
“A gente reforça a importância da vacinação contra Covid-19. É importante que todas as pessoas estejam com esquema completo de vacinação. Também é importante que as pessoas dos grupos especiais estabelecidos pelo Ministério da Saúde também estejam em dia com a vacinação periódica anual da Covid-19.”
Para quem tiver sintomas como febre, coriza e dores de cabeça, a recomendação é manter o isolamento.
Com informações de Portal de Americana

