Com a retomada, nesta semana, das sessões da Câmara Municipal de Americana, o jornal dialogou com Léo da Padaria (PL), para fazer um balanço do seu primeiro ano à frente da Presidência do Legislativo. Comerciante e composto em Direito, ele iniciou a vida pública em 2016 e fica no terceiro mandato como vereador, depois de ser reeleito em 2024 com 2.736 votos.
JA: Como o senhor avalia seu primeiro ano como presidente da Câmara de Americana? Quais foram os principais aprendizados neste momento?
Foi um ano programado por responsabilidade, avanços e transparência. Os aprendizados ocorreram principalmente em relação à gestão organizacional. A presidência é uma oportunidade de conhecer de perto cada um dos setores da Casa Legislativa e compreender como contribuir para que cada um deles entregue resultados excepcionais.
JA: Quais metas traçadas no começo da sua gestão já foram alcançadas e quais ainda estão em andamento?
Entre as principais metas alcançadas, destacamos os passos iniciais na direção à construção de uma sede própria para a Câmara, retirando o Legislativo do aluguel e promovendo maior economia aos cofres públicos, objetivo que também foi alcançado por intermédio de adequações no quadro de empregados e com a devolução de mais de R$ 4 milhões aos cofres públicos, uma economia de 10,59% do orçamento municipal a que o legislativo tinha direito.
JA: Como tem sido a relação da Presidência da Câmara com os outros vereadores?
A minha presidência, desde o começo, tem como foco o diálogo e a transparência, o que contribui significativamente para uma comunicação clara e sem ruídos entre a Mesa Diretora e os outros parlamentares.
JA: Como o senhor avalia a produtividade da Câmara neste primeiro ano, tanto em projetos que foram aprovados quanto em debates realizados?
A Câmara, como um todo, em meu entendimento, tem feito um bom trabalho. É difícil apontar o que é bom ou ruim no mandato de outro parlamentar; o que pode ser analisado é a conduta e se o mandato fica sendo exercido de forma a não prejudicar ou transgredir a ética parlamentar e, sobretudo, o Regimento Interno.
JA: De que forma o senhor buscou solidificar a transparência e a aproximação da Câmara com o povo de Americana?
A Câmara faz todos os mêses campanhas institucionais com vários objetivos, como aproximar o povo por intermédio da propaganda das formas de acompanhamento dos trabalhos e sessões; convidar para audiências públicas; explicar os canais de contato; e orientar sobre como fazer parte do processo democrático, entre outras ações.
JA: Como o senhor define a relação institucional da Câmara com o Poder Executivo durante esse primeiro ano?
A relação entre os poderes tem sido bastante produtiva e de acesso facilitado, principalmente no que diz respeito à tramitação de projetos e reivindicações. O Executivo tem se colocado à disposição não unicamente da Presidência, mas de todos os vereadores, seja para reuniões sobre fiscalizações dos parlamentares, projetos de lei específicos, buscando as melhores adequações junto à equipe responsável, seja para as demandas do dia a dia, como indicações, enfim, não temos recebido queixas a esse respeito.
JA: Existe alguma decisão ou episódio marcante deste momento que o senhor destacaria como simbólico da sua gestão?
Acredito que todas as ações realizadas em razão do Centenário da Câmara foram marcantes para a instituição, afinal, trata-se de uma data de grande importância. As iniciativas buscaram resgatar a memória do Legislativo americanense e reafirmar o comprometimento com o futuro e o desenvolvimento da cidade. Além de tudo, a aprovação da doação da área por parte da Prefeitura para a viável construção da sede própria foi um momento principalmente relevante, ocorrido perto do encerramento do ano.
JA: Quais são as prioridades e objetivos para o ano que vem à frente da Presidência da Câmara?
Neste segundo ano, daremos continuidade aos comprometimentos assumidos e buscaremos avançar no processo de conquista da sede própria, sempre com responsabilidade e transparência, caminhando junto o povo e auxiliando nos deveres do legislativo.
Léo da Padaria avalia avanços do primeiro ano como presidente da Câmara de Americana
Com infomações de Jornal Americanense

