Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) passam a contar com uma alternativa mais moderna no tratamento contra o câncer de mama, que não provoca a queda de cabelo — um dos efeitos colaterais mais marcantes da quimioterapia tradicional.
A novidade envolve o uso do remédio pembrolizumabe, uma imunoterapia que estimula o próprio sistema imunológico do paciente a reconhecer e combater as células cancerígenas. Diferente da quimioterapia convencional, o tratamento é tido menos tóxico e, em muitos casos, não causa alopecia.
O avanço é resultado de uma parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica MSD. Através do acordo, firmado a contar de um edital do Ministério da Saúde lançado em 2024, o laboratório público brasileiro passará a produzir o remédio, ampliando o acesso à terapia no país.
SUS passa a oferecer tratamento contra câncer de mama que não causa queda de cabelo
Com infomações de Jornal Americanense

