O município de Utqiagvik, no extremo norte do Alasca, entrou de forma oficial em um dos fenômenos naturais mais admiráveis do planeta: os próximos 84 dias serão de luz solar contínua, sem anoitecer. O Sol só deve voltar a se pôr no dia 2 de agosto.
Conhecido como “Sol da Meia-Noite”, o fenômeno realiza-se todos os anos em regiões acima do Círculo Polar Ártico. Em Utqiagvik — considerada o município mais ao norte dos Estados Unidos — o último pôr do sol ocorreu na madrugada do domingo passado (10). Pouco mais de uma hora depois, o Sol voltou a aparecer no horizonte e permanecerá visível 24 horas diariamente pelos próximos quase três meses.
O fenômeno ocorre por motivo da inclinação de aproximadamente 23,5 graus do eixo da Terra. Durante o verão no Hemisfério Norte, o Polo Norte fica inclinado na direção ao Sol, fazendo com que regiões árticas recebam luz contínua mesmo durante a madrugada.
Apesar da claridade permanente, as temperaturas seguem baixas. No mês de julho, o mês mais “quente” do ano na área, as máximas médias em Utqiagvik costumam ficar abaixo dos 10°C. O município também registra neve até mesmo durante o verão.
Em redes sociais, vídeos do fenômeno viralizaram ao exibir o céu claro durante a madrugada. Usuários comentaram sobre a dificuldade para dormir sem escuridão e a sensação “surreal” de viver dias que parecem não terminar.
Mas o cenário muda completamente no final do ano. Entre novembro e janeiro, Utqiagvik enfrenta o fenôeno oposto: em torno de 65 dias de escuridão quase total, momento conhecido como “noite polar”.
Cidade do Alasca terá 84 dias seguidos de sol e claridade sem anoitecer
Com infomações de Jornal Americanense

