O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi promove, no decurso desta semana, o treinamento “Processos Assistenciais: Papel do Enfermeiro na Auditoria e Melhoria Contínua do Cuidado”, direcionado aos enfermeiros de todas as alas e setores da unidade. A capacitação tem como objetivo reforçar protocolos assistenciais, alinhar fluxos internos e fortificar a cultura de segurança do paciente dentro da instituição.
A ação também evidencia o papel estratégico do enfermeiro como chefe de equipe, responsável por disseminar orientações, acompanhar os processos assistenciais e contribuir para o cumprimento dos protocolos institucionais.
Durante o treinamento, são abordados temas importantes para a rotina hospitalar, como as metas internacionais de segurança do paciente e ferramentas para reconhecimento precoce de indicadores de agravamento clínico em pacientes adultos e pediátricos.
Também são discutidas medidas padronizadas voltadas à redução de riscos de infecções e complicações hospitalares, além do manejo seguro de medicações de alta vigilância, que exigem atenção redobrada devido ao maior potencial de risco ao paciente em caso de falhas no preparo ou gestão.
Outro momento destacado é a necessidade das auditorias realizadas pelos enfermeiros em suas regiões de atuação, contribuindo diretamente para a melhoria contínua da assistência prestada. Esses profissionais acompanham e verificam se protocolos, procedimentos e registros estão sendo executados corretamente pelas equipes, defendendo que os serviços sejam realizados de forma segura, planejada e dentro dos padrões de qualidade determinados através do HM.
A gerente assistencial do hospital, Sarah Guimarães, responsável por ministrar os treinamentos, destacou a necessidade da participação dos profissionais. “A participação dos enfermeiros é fundamental para fortalecermos uma assistência cada vez mais segura, organizada e de excelência. O enfermeiro exerce um papel estratégico dentro do hospital, atuando tanto na liderança das equipes quanto no acompanhamento das práticas assistenciais e das auditorias, garantindo que os protocolos sejam seguidos corretamente e que o paciente receba um atendimento de qualidade”, afirmou.
A iniciativa faz parte das ações permanentes de educação continuada desenvolvidas através do Hospital Municipal, com foco na habilitação das equipes e no aprimoramento contínuo dos serviços prestados à população.
“Capacitar continuamente nossos profissionais é essencial para mantermos um atendimento seguro, humanizado e de qualidade. Quando fortalecemos o papel dos enfermeiros como líderes assistenciais e agentes de acompanhamento dos processos, promovemos mais integração entre as equipes e melhores resultados no cuidado ao paciente”, destacou o diretor-geral da unidade, Ruy Santos.
A superintendente da Fusame (Fundação de Saúde de Americana), Lilian Franco de Godoi, ressaltou a necessidade da habilitação permanente das equipes para o fortalecimento da rede pública de saúde. “Investir na formação e atualização dos profissionais é uma das formas mais importantes de garantir segurança, eficiência e qualidade no atendimento à população. A educação continuada fortalece o trabalho das equipes e contribui diretamente para uma assistência cada vez mais humanizada e resolutiva”, afirmou.
O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é administrado através do Grupo Chavantes, por intermédio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.
Hospital Municipal promove treinamento para fortificar atuação dos enfermeiros e melhorar processos assistenciais
Com infomações de Jornal Americanense
