A Câmara Municipal de Nova Odessa realizou, na noite de quinta-feira (11), a primeira edição do Prêmio Serginho Freire, criado para reconhecer profissionais da comunicação que se evidenciam através da atuação no município. Entre os homenageados, um dos destaques foi o jornalista Vagner Salustiano, repórter da TV TODODIA, vencedor na categoria Jornalismo Digital.
O evento agrupou autoridades, familiares e representantes dos veículos de comunicação da área. A honraria foi instituída através do Poder Legislativo de Nova Odessa em 2025, por iniciativa do vereador André Faganello (Podemos), com o objetivo de valorizar os profissionais da área e amplificar a comunicação regional.
Além do Jornalismo Digital, a premiação também contemplou profissionais nas categorias Jornalismo Impresso, Radiodifusão, Assessoria de Imprensa e Televisão.
Trajetória na comunicação
Com décadas de atuação na imprensa, Salustiano contou que, desde a época da faculdade, seu sonho foi sempre trabalhar em televisão. O jornalista relembrou o começo da carreira no Jornal TODODIA e destacou o retorno à TV TODODIA, trajetória que culminou com o reconhecimento recebido na premiação.
De acordo com o profissional, o papel do jornalista tornou-se ainda mais importante nos dias atuais diante do grande volume de informações que circulam em redes sociais. Para ele, cabe à imprensa o comprometimento de apurar os fatos e trazer à população conteúdos confiáveis e de interesse público. “Antes o nosso trabalho era separar o que era notícia do que não era, agora é separar o que é verdade do que não é. Felizmente existem bons profissionais que sabem diferenciar, mas para o cidadão comum, hoje, é praticamente impossível diferenciar o que é notícia e o que é fake news”, explicou.
Quarto prêmio da emissora no ano
O reconhecimento de Vagner Salustiano também foi celebrado através da TV TODODIA. Com a homenagem recebida em Nova Odessa, este foi o quarto prêmio conquistado por profissionais da emissora em menos de 40 dias.
Recentemente, Nicoly Maia e Cristiani Azanha foram homenageadas com o Prêmio Geraldo Pinhanelli, em Americana, enquanto Thayla Nogueira recebeu o Diploma 28 de Fevereiro, concedido através da Câmara Municipal de Paulínia. “É prestar o serviço de entregar para a comunidade aquilo que realmente ela precisa, ter informações sérias, fiéis e com o crivo do jornalista”, pontuou Édison Carone, diretor da TV TODODIA.
Repórter da TV TODODIA, Vagner Salustiano recebe Prêmio Serginho Freire em Nova Odessa
Fonte: TodoDia

