Com as chuvas que atingiram o interior de São Paulo no começo desta semana, o Rio Piracicaba e o Ribeirão Quilombo apresentaram um aumento considerável na vazão. Ambos rios são as principais fontes de captação de água para os municípios da área.
O Ribeirão Quilombo registrou uma vazão de 9,521m³/s, conforme com dados do ponto de medição instalado no segmento que passa por Sumaré terça-feira agora (24), aumento de 58% em comparação com os 3,498m³/s registrados na quinta-feira (19) passada. Neste mesmo momento do ano passado, o volume era ainda menor, com unicamente 1,858m³/s, 412% abaixo do registrado nesta semana.
Já o Rio Piracicaba, no segmento que passa por Santa Bárbara d’Oeste, registrou vazão de 125,419 m³/s, volume 14,2% maior do que no dia 19, quando foi registrado 109,823 m³/s. No mesmo momento do ano passado, a vazão era menos da metade, com 52,948 m³/s (107,4% mais baixo).
Em Piracicaba, o rio que dá nome à cidade também apresentou aumento considerável na vazão, registrando 114,326 m³/s, volume 11,17% maior do que o registrado na última quinta-feira, quando a vazão era de 102,830 m³/s. No ano anterior, foi registrado 70,186 m³/s, 62,8%.
Depois de longos momentos de estiagem, ano fecha com nível positivo
Preservar um abastecimento pleno à população da área foi um desafio para os municípios neste ano. No mês de outubro, o Departamento de Água e Esgoto de Americana (DAE) interrompeu o abastecimento de água em alguns bairros da cidade devido à baixa vazão do Rio Piracicaba.
O problema não se limitou a Americana e outros municípios da área de cobertura da TV TODODIA também enfrentaram dificuldades. Limeira, por exemplo, decretou situação de emergência para o uso da água no mês de outubro, enquanto Sumaré interrompeu a captação de água existe aproxamadamente um mês devido ao baixo nível do Rio Atibaia. Em Nova Odessa, a Coden informou que os níveis das represas estavam em estado de alerta.
Com as chuvas recentes que atingiram os municípios não unicamente nesta semana, mas também no último mês, a previsão é que a situação hídrica da área continue melhorando e que os níveis de abastecimento se estabilizem para preservar um abastecimento de qualidade na área.
Rios da área registram aumento na vazão depois de chuvas em SP
Fonte: TodoDia

