Na próxima quarta (1°), os municípios da área se preparam para a cerimônia de posse dos prefeitos, vices e vereadores eleitos nas eleições do município deste ano. O rito é crucial para a democracia brasileira, pois não simboliza somente o começo dos novos mandatos, mas também se transforma em um espaço de participação para o povo, levando em consideração que as sessões serão abertas ao público.
Em Americana, a cerimônia será realizada no Teatro Municipal “LuLu Benencase”, a começar das 16h, sob a condução do vereador Juninho Dias (PSD). Já em Santa Bárbara, o ato ocorrerá no Teatro Municipal “Manoel Lyra”, às 10h, presidido através da vereadora Esther Moraes (PV). Nova Odessa também terá sua posse às 10h, no auditório do Instituto de Zootecnia, comandada através do vereador mais votado, Oséias Jorge (PSD).
Hortolândia dará começo à sua sessão solene às 9h na Câmara Municipal, com a presidência do vereador Edivaldo Souza Araujo (PP). Em Piracicaba, os novos gestores se unirão às 10h no Salão Nobre Helly de Campos Melges, sob a condução do vereador Dr. Ary Pedroso (PL). Paulínia também terá sua cerimônia às 10h na Câmara Municipal, presidida através do vereador Pedro Bernarde (DC).
Em Sumaré, a posse ocorrerá no Clube Recreativo da Câmara Municipal às 10h, sob a presidência do vereador Alan Leal (PRD). Por final, Campinas realizará sua cerimônia na Câmara Municipal às 10h, presidida através da vereadora Amélia Naomi (PT).
Como funciona a cerimônia de posse
Durante as cerimônias, os novos gestores prestaram um juramento público, comprometendo-se a cumprir suas funções com dedicação e respeito à Constituição. Esse momento solene é seguido através da entrega oficial dos diplomas aos eleitos e por discursos onde geralmente são mostrados os planos para o mandato.
Depois de as posses, os vereadores se reúnem para fazer a primeira sessão do ano, onde elegerão a mesa diretora do biênio 2025-2026 e comporão as comissões permanentes. A mesa é composta por presidente, dois vice-presidentes e dois secretários e é responsável por elaborar pautas das sessões ordinárias e enviar relatórios financeiros ao Tribunal de Contas, propor a criação ou extinção de cargos e elaborar o planejamento orçamentário do legislativo.
Já o presidente da Câmara é responsável por dirigir os trabalhos legislativos, fiscalizar o cumprimento do Regimento Interno, desempatar votações, promulgar resoluções, decretos e leis e representar a Câmara.
Prefeitos, vices e vereadores eleitos tomam posse na próxima quarta (1°)
Fonte: TodoDia

