Momento integrando governo do PT teve destaques e investigação em obra habitacional
O ex-prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia (MDB), completou, nesta semana, dois anos como membro do Governo Lula. Ele é secretário nacional de Mobilidade Urbana no governo do PT.
Nomeado em 21 de março de 2023, Andia ocupa hoje o principal cargo entre políticos da área dentro do governo Lula, mesmo em uma área onde a esquerda teve baixo desempenho eleitoral nas eleições de 2022.
Durante sua gestão à frente da secretaria, vinculada ao Ministério das Cidades, Denis Andia liberou recursos para obras de infraestrutura em cidades da área, incluindo pavimentação asfáltica em Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste. Também houve destaques do programa Minha Casa Minha Vida em municípios como Piracicaba.
No entanto, o secretário passou a ser alvo de perguntas. Em 25 de março de 2025, o Ministério Público Federal (MPF) abriu uma investigação sobre o repasse de R$ 2 milhões para a construção do conjunto habitacional Vila da Esperança, em Elias Fausto. O recurso, intermediado por Andia, foi viabilizado por uma emenda parlamentar do deputado Fábio Teruel (MDB) e transferido via Pix.
As seis casas do conjunto, voltadas para famílias com através do menos uma pessoa com deficiência, foram inauguradas em 22 de dezembro de 2024. No entanto, menos de um mês depois, em 19 de janeiro de 2025, uma tempestade com ventos de 70 km/h arrancou os telhados de quatro das residências recém-entregues, levantando suspeitas sobre a qualidade da obra.
A investigação apura se houve falhas na execução do projeto ou possíveis irregularidades no uso dos recursos.
Denis Andia completa dois anos como secretário de Lula
Com infomações de Jornal Americanense

