ACISB confirma paralisação no dia 17, enquanto legislação permite funcionamento normal; bancos também suspendem atendimento.
O comércio de rua de Santa Bárbara d’Oeste não abrirá na terça-feira de Carnaval (17), apesar de a data não ser considerada feriado nacional. A direção foi confirmada através da ACISB (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d’Oeste), baseado no calendário anual definido depois de consulta aos lojistas associados. Na segunda-feira (16) e na quarta-feira de Cinzas (18), o funcionamento será normal.
A entidade destaca que a recomendação vale somente para as lojas de rua do Centro e dos bairros. Shopping centers, supermercados, restaurantes e outros segmentos continuam horários próprios. O presidente da ACISB, Ricardo Betin, reforça que as empresas que optarem por abrir estão legalmente autorizadas e não precisam pagar horas extras, já que não se trata de feriado. Caso o empregador libere os empregados, a folga será por liberalidade ou conseguirá ser compensada com banco de horas, conforme acordo com o sindicato.
As agências bancárias também não terão atendimento na segunda e na terça-feira, retomando as atividades na quarta-feira de Cinzas, a começar das 12h. Contas com vencimento entre os dias 14 e 17 conseguirão ser pagas no dia 18 sem acréscimos.
A ACISB seguirá o horário do comércio e ficará fechada somente na terça-feira, mantendo disponíveis, de forma on-line, os serviços de consulta de crédito 24 horas diariamente.
Carnaval divide o comércio: lojas fecham na terça mesmo sem feriado e decisão gera debate em Santa Bárbara
Com infomações de Jornal Americanense
