A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) confirmou o despejo irregular de material semelhante a graxa em um afluente do Córrego Bertini em Americana depois de questionamento da TV TODODIA, motivado por denúncia da Associação Amigos através da Natureza.
De acordo com o integrante da entidade, Thiago Rodrigues Garcia, o primeiro indício foi reconhecido em 22 de março, Dia Mundial da Água, durante uma ação de limpeza no local, entre os bairros Jaguari e Nova Carioba. O grupo avistou uma cachoeira, em área de mata, com grande quantidade de resíduo químico.
Apuração
A reportagem da TV TODODIA esteve no ponto no domingo (29) e constatou a mesma situação. Uma crosta escura, de aspecto pastoso, se acumula às margens da queda d’água, que deságua no Rio Piracicaba.
Garcia afirma que, através do volume e consistência do material, o despejo pode ocorrer existe algum tempo. Ele também levanta a suspeita de que uma empresa instalada na área possa estar relacionada ao caso. A informação, no entanto, ainda não foi confirmada pelos órgãos oficiais.
A denúncia foi dirigida à própria Cetesb, à Prefeitura de Americana, à Ares-PCJ e ao MP (Ministério Público).
Posicionamentos
Em informe, a Cetesb informou que realizou vistoria na manhã desta segunda-feira (30) e que conseguirá aplicar sanções administrativas e legais depois de a conclusão do laudo técnico e reconhecimento dos responsáveis.
A Prefeitura Municipal de Americana informou que o GPA (Grupo de Proteção Ambiental) esteve no local e registrou boletim de ocorrência, direcionado ao DAE (Departamento de Água e Esgoto).
De acordo com o Executivo, os indícios foram reconhecidos próximos à saída de efluentes cuidados de uma empresa instalada na área, o que também foi comunicado à Cetesb.
Descarte de graxa em afluente de córrego perto de multinacional gera denúncia em Americana; Cetesb estima sanção
Fonte: TodoDia
