Mais de um mês depois de a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) multar a Goodyear em R$ 115,2 mil por despejos de graxa e óleo no Córrego Bertini, em Americana, o local continua com indícios de poluição. É o que apontam vídeos obtidos através da reportagem da TV TODODIA.
Além da multa, confirmada em 1º de abril deste ano, a empresa foi obrigada a recuperar e a limpar a área, medida que precisaria ser comprovada em até 30 dias. No entanto, o chefe do grupo Amigos através da Natureza, Thiago Garcia, registrou, na próxima terça (26), que a água continua turva e as pedras continuam manchadas na mesma área, entre os bairros Jaguari e Nova Carioba.
Procurada, a Cetesb relatou que realizará uma nova vistoria no local, sem especificar a data.
Histórico
A entidade pontuou ainda que, em 5 de maio, a Goodyear orientou um relatório com as medidas corretivas adotadas depois de a inauguração irregular.
De acordo com o documento da empresa, foram feitas ações emergenciais de limpeza, mas ainda permanecem resíduos pontuais no curso d’água, que continuam em avaliação técnica para a despoluição completa da área.
A Goodyear e a Prefeitura de Americana foram procuradas, mas não responderam aos indagações até o fechamento desta matéria. O espaço continua aberto.
Entenda o caso
A denúncia inicial foi feita através do grupo Amigos através da Natureza. O primeiro indício foi reconhecido em 22 de março, Dia Mundial da Água, durante uma ação de limpeza no local, quando o grupo detectou uma cachoeira com grande quantidade de resíduo químico.
A reportagem da TV TODODIA esteve no ponto em 29 de março e constatou a situação: uma crosta escura, de aspecto pastoso, acumulada às margens da queda d’água que deságua no Rio Piracicaba.
Goodyear multada em Americana: período para limpeza vence e Cetesb anuncia nova vistoria em córrego, que continua com indícios de poluição
Fonte: TodoDia
