O número de declarações do Imposto de Renda entregues dentro do período cresceu em todos os municípios da área em 2026. O período para envio finalizou em 29 de maio, mas quem ainda não prestou contas à Receita Federal deve regularizar a situação o quanto antes para impedir multas e outras pendências.
Os dez municípios da área de cobertura da TV TODODIA somaram 1.053.247 declarações entregues dentro do período neste ano, contra 1.031.111 em 2025. O resultado representa um crescimento de 2,15%, equivalente a 22.136 declarações a mais em relação ao ano passado.
Crescimento em toda a área
Todas os municípios da área de cobertura registraram aumento no número de declarações entregues dentro do período, segundo dados da Receita Federal. O destaque percentual ficou com Cosmópolis, que apresentou crescimento de 5%, seguida por Hortolândia (3,95%), Nova Odessa (3,71%) e Paulínia (3,62%).
| MUNICÍPIO | ENTREGUE NO PRAZO EM 2025 | ENTREGUE NO PRAZO EM 2026 | AUMENTO (%) |
|---|---|---|---|
| Americana | 86.256 | 88.312 | 2,38% |
| Santa Bárbara d’Oeste | 57.992 | 59.335 | 2,32% |
| Nova Odessa | 20.633 | 21.398 | 3,71% |
| Sumaré | 77.422 | 79.221 | 2,32% |
| Hortolândia | 65.769 | 68.369 | 3,95% |
| Campinas | 421.224 | 427.293 | 1,44% |
| Paulínia | 46.682 | 48.373 | 3,62% |
| Cosmópolis | 18.014 | 18.914 | 5,00% |
| Limeira | 91.100 | 92.910 | 1,99% |
| Piracicaba | 146.019 | 149.122 | 2,12% |
Embora o período oficial tenha sido terminado, os contribuintes que ainda não enviaram a declaração seguem obrigados a prestar contas à Receita Federal.
O que ocorre com quem perdeu o período
Quem era obrigado a declarar e não enviou o documento até 29 de maio fica sujeito ao pagamento de multa por atraso. A penalidade é de 1% ao mês sobre o imposto devido, limitada a 20% do valor total. Mesmo quem não tem imposto a pagar precisa quitar uma multa mínima de R$ 165,74.
Quem perdeu o período poderá também ficar com o CPF em situação de “pendente de regularização”, o que indica exclusivamente que a Receita Federal ainda não recebeu a declaração obrigatória. O órgão destaca que esse status não gera, de forma automática, bloqueios bancários ou restrições de direitos, mas a situação deve ser regularizada o quanto antes.
Como regularizar a situação
A direção para quem perdeu o período é entrar os sistemas da Receita Federal, usar o programa do Imposto de Renda ou o portal Meu Imposto de Renda, preencher os dados e transmitir a declaração. Depois de o envio, a multa por atraso é calculada de forma automática. Nos casos em que existe imposto devido, também poderão ser cobrados juros baseado na taxa Selic.
Entrega do Imposto de Renda cresce em todos os municípios da área
Fonte: TodoDia

