Em 2024, foram notificados 5.157 óbitos por Covid-19, segundo o mais recente Informe da Vigilância das Síndromes Gripais do Ministério da Saúde. O número fica bem próximo do recorde de mortes por dengue este ano — 5.661 até o momento, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses.
O médico infectologista Marcelo Daher destaca que, em 2024, o Brasil bateu o recorde histórico de mortes por dengue. No entanto, em comparação com os óbitos da Covid-19, é preciso considerar quais foram realmente provocados através da doença.
“A gente tem que tentar distinguir o que é morte por Covid-19 e morte com Covid-19. Isso é uma discussão ampla, que está acontecendo em vários lugares do mundo, porque muitas vezes você identifica Covid-19, mas essa não foi a causa do óbito. Mas é importante que as pessoas entendam que a doença ainda circula e, se as medidas de contenção não forem tomadas, nós teremos outro surto de dengue e Covid-19, que continuarão acontecendo e matando.”
Curva de óbitos da Covid-19
O levantamento do Ministério da Saúde sobre a Covid-19 tem como base os dados inseridos no sistema até 12 de outubro. Conforme a apuração, só na última semana epidemiológica (SE 41), foram registrados 169 óbitos através da no país, um aumento de 31,9 % na média móvel de óbitos em comparação com a SE 40.
Também é plausível observar que o número de óbitos notificados em 2024 apresentou variação durante do ano. O primeiro ponto mais alto ocorreu logo na segunda semana epidemiológica, com 260 mortes registradas. O ponto mais alto até o momento foi registrado na SE 38, com 305 óbitos. Já o ponto mais baixo ocorreu na SE 31, com 12 mortes através da Covid-19. As informações também poderão ser conferidos no Painel de Monitoramento da Covid-19 do Ministério da Saúde.
!function(){“use strict”;window.addEventListener(“message”,(function(a){if(void 0!==a.data[“datawrapper-height”]){var e=document.querySelectorAll(“iframe”);for(var t in a.data[“datawrapper-height”])for(var r=0;r Na última semana epidemiológica (SE 41), São Paulo foi o estado que registrou o maior número de óbitos através da Covid-19 (87), seguido por Minas Gerais (39), Bahia (10), Rio de Janeiro (8) e Rio Grande do Sul (8). Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe não registraram nenhuma morte por Covid-19 na SE 41. Santa Catarina registrou 6 óbitos associados ao coronavírus; Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, 3 cada; Amazonas e Tocantins, 2 cada; e Paraná contabilizou uma morte por Covid-19 no momento. Já em relação ao número de óbitos por Covid-19 acumulados desde o começo da pandemia, o ranking estadual é: Veja no mapa o número de óbitos através da Covid-19, em 2024, no seu município: !function(){“use strict”;window.addEventListener(“message”,(function(a){if(void 0!==a.data[“datawrapper-height”]){var e=document.querySelectorAll(“iframe”);for(var t in a.data[“datawrapper-height”])for(var r=0;r O mais recente Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta uma diminuição de novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à Covid-19 na maior parte dos estados do Centro-Sul do país. Ao todo, em 2024, já foram notificados 144.365 casos de SRAG. Desses, 47,5% deram positivo para algum vírus respiratório em exame laboratorial e 5,5% ainda aguardam resultado. Entre os positivos, 18,9% estavam associados à Covid-19. Entre os óbitos, 52% estavam relacionados à Covid-19. De acordo com a pesquisadora da Fiocruz Tatiana Portella, apesar da melhoria no cenário nas últimas epidemiológicas, é importante manter as medidas de prevenção. “O recomendado é que a gente continue usando boas máscaras ao sair de casa, em caso de aparecimento de sintomas de síndrome gripal. Então, com qualquer sintoma como nariz escorrendo, tosse, garganta arranhando, espirro, o ideal é sair de casa usando uma boa máscara para evitar transmitir esses vírus para outras pessoas e, com isso, com essa simples atitude, a gente consegue manter a circulação desses vírus respiratórios em queda ou em baixa na maior parte do país”, orienta. InfoGripe: Covid-19 continua em queda no Centro-Sul do país Covid-19: nova variante XEC pode ser mais transmissível Deseja sugerir uma matéria ou anunciar no Portal? Clique aqui e fale com a redação. Municípios e estados
Síndrome Respiratória Aguda Grave
Com informações de PortaldeAmericana

