O Estado de São Paulo tem confrontado um aumento no número de roubos e furtos de celulares, com a RMC (Área Metropolitano de Campinas) se evidenciando nas estatísticas. Até setembro deste ano, Americana registrou 746 ocorrências, com o bairro Chácara Alto da Represa liderando os números. No mês de setembro, foram contabilizados 50 roubos, enquanto junho registrou o mês mais crítico, com 279 registros. Neste mesmo momento do ano passado, Americana registrou 641 casos.
Um dos casos mais recentes registrados através da Polícia Civil ocorreu na última quarta-feira (30) no Terminal Rodoviário Francisco Luiz Bendilatti, em Americana. Um homem foi detido depois de ameaçar um dos passageiros com uma faca para trazer o aparelho. A situação encerrou com uma luta corporal. O celular foi recuperado com ajuda de outras pessoas que estavam no terminal.
Em Campinas, até setembro deste ano, foram registrados 6.170 roubos e furtos de celulares. O centro da cidade lidera as ocorrências, sendo que os aparelhos da marca Samsung são os mais visados pelos bandidos, totalizando 2.572 unidades roubadas. Setembro revelou um alto número de casos na área, com 723 novos casos. O mês mais crítico, até o momento, foi julho, quando foram registradas 832 ocorrências. No mesmo momento do ano passado, Campinas havia registrado 7.464 casos.
Problema crônico
Na capital paulista, até setembro de 2024, foram contabilizadas 144.290 ocorrências relacionadas a roubos e furtos de celulares. O bairro do Bom Retiro se destaca como o local mais afetado. Os celulares da marca Apple são os mais roubados no município, com 48.390 aparelhos até o momento. No mês de setembro deste ano, foram registradas 16.842 ocorrências. Neste mesmo momento do ano passado, foram registrados 177751 casos.
Ao todo, o Estado de São Paulo registrou 266.333 casos de roubos e furtos de celulares até setembro de 2024. A capital continua sendo a área mais crítica neste cenário alarmante, com os aparelhos da marca Samsung figurando como os mais roubados , com 93.300 unidades. No mês de setembro deste ano, foram registrados 29.733 casos em todo o estado.
Enfrentamento e prevenção
Como uma maneira de diminuir esses números, o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou o App “Celular Seguro”, para proteger os usuários em caso de roubo, roubo ou perda de seus aparelhos. A ferramenta permite bloquear o celular, a linha telefônica e os aplicativos financeiros, impedindo golpes e uso indevido.
O Estado de São Paulo se destaca como o que mais bloqueia aparelhos através do App do governo federal.
Americana registra aumento no número de roubos e furtos de celulares
Fonte: TodoDia

