A Secretaria de Saúde de Americana concluiu no sábado (16) as atividades da Semana de Mobilização para Enfrentamento às Arboviroses no Estado de São Paulo. Ao todo, foram visitados 3.090 imóveis e recolhidos 860 quilos de materiais considerados criadouros do mosquito Aedes aegypti nos bairros Cidade Jardim, Vila Mathiensen e Jardim dos Lírios.
Além das ações operacionais, os agentes do PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue) orientaram aproximadamente 10 mil pessoas com o auxílio de visitas de casa em casa, exibição de maquete e panfletagem no trânsito. As ações tiveram o suporte das secretarias de Educação e de Meio Ambiente.
A exibição de maquete exemplificou vários tipos de criadouros e as fases evolutivas do mosquito, com a visualização de larvas em microscópio. Ela foi feita no Terminal Metropolitano, no Centro, Casa da Criança Manacá, Casa da Criança Araúna, Colégio Dom Pedro 2º, Parque Ecológico Municipal e Praça Comendador Müller.
A panfletagem ocorreu em conjuntos de semáforos localizados nas avenidas de Cillo, Brasil, Campos Sales e da Saudade.
“O combate à dengue depende da conscientização e do esforço de cada um de nós, para mantermos os ambientes livres dos criadouros. Estamos promovendo as ações de controle e também precisamos da união de esforços nessa luta, para salvaguardar a saúde da coletividade”, explicou o diretor da Unidade de Vigilância em Saúde, Antônio Donizetti Borges.
“Foi uma semana de intensa mobilização, para alertar os moradores quanto aos riscos de transmissão da dengue. É preciso essa atenção todos os dias do ano, porque o mosquito não respeita fronteiras e se reproduz de forma rápida quando encontra locais com água parada”, alertou o coordenador da Vigilância Ambiental, Antônio Jorge da Silva Gomes.
Três mil imóveis são visiitados em Americana durante Semana de Mobilização Contra a Dengue
Fonte: TodoDia

