O Governo de São Paulo decretou quarta-feira agora (19) situação de emergência em saúde pública no estado em razão da epidemia por dengue. A medida foi anunciada através do secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, durante reunião do Centro de Operações de Emergências para as arboviroses, na capital paulista.
O secretário também anunciou o aumento do financiamento para internações de pacientes com dengue. O acréscimo de 20% no teto MAC (Média e Alta Complexidade) impacta diretamente na assistência prestada pelos hospitais e unidades de saúde conveniadas ao SUS em todas as regiões do estado.
“Mais uma vez o Estado se antecipa no enfrentamento da doença. O objetivo é garantir que cada município tenha a infraestrutura necessária para adotar as medidas certas no momento certo. Os reforços anunciados são para assegurar que os pacientes recebam a assistência necessária e que os municípios atuem adequadamente para o combate às arboviroses”, destacou o secretário.
Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, 225 municípios paulistas já atingiram mais de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes. O decreto facilita o acesso das cidades a recursos federais e estaduais. Cada gestão municipal, a começar da análise de seu cenário epidemiológico, conseguirá usar a medida estadual para decretar emergência em âmbito local.
Reforço nos equipamentos
Outra medida anunciada através da Secretaria de Estado foi o investimento de R$ 3 milhões na aquisição de 100 equipamentos melhores de nebulização portátil e mais 10 de nebulização ambiental. Ao todo, o Governo de SP disponibiliza 730 máquinas portáteis e 55 pesadas para o enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue.
Remédios
Diante do cenário epidemiológico, a Secretaria de Estado da Saúde investiu, ainda, na aquisição de remédios, como sais de reidratação oral, soro fisiológico e antitérmicos para o tratamento de pacientes. A Pasta reforçou o estoque com 32 milhões destes itens para apoiar municípios que enfrentarem dificuldade no abastecimento das unidades de saúde.
REGIÃO
Na área da área de cobertura da TV TODODIA, Americana e Santa Bárbara d’Oeste já contabilizam três e uma mortes, consecutivamente, em razão da doença.
Na quarta-feira (18), a prefeitura de Americana confirmou o óbito de uma mulher, de 61 anos, que residia no Jardim São Paulo. Ela morreu no dia 2 de fevereiro.
Na sexta-feira passada (14), a prefeitura anunciou o uso de drones e inteligência artificial no enfrentamento ao Aedes aegypti, durante o acontecimento de lançamento de enfrentamento à doença neste ano. A ação, baseada nas tecnologias, serão incrementadas ao trabalho já feito pelos 42 agentes que visitam os imóveis para orientar os moradores e inibir os focos do mosquito.
Governo de SP decreta emergência para dengue
Fonte: TodoDia

