Na próximo sábado (22) Santa Bárbara d’Oeste se junta à 8ª Campanha Regional do Enfrentamento ao Aedes aegypti, promovida em cooperação com a EPTV. Equipe do Enfrentamento de Vetores do Município realizará, das 8h30 às 12 horas, ações de informação e educação ambiental de frente ao Parque Infantil Tom Leite, localizado na Rua Curitiba, na Cidade Nova. Materiais expositivos serão usados para reforçar as orientações.
Com o objetivo de conscientizar o povo sobre medidas preventivas essenciais para o enfrentamento à dengue, assim como orientar sobre os sintomas da doença, a ação faz parte do Mutirão Metropolitano contra a dengue, feito simultaneamente pelas prefeituras dos 20 municípios da RMC (Área Metropolitana de Campinas).
Paralelamente, as visitas casa a casa e a nebulização continuam reforçadas em Santa Bárbara d’Oeste. A Prefeitura Municipal reforça que a participação dos cidadãos é essencial para o controle do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
O povo também é incentivada a receber os agentes de controle de endemias, que orientam sobre medidas simples e eficazes para impedir a proliferação do Aedes aegypti. Todas as ações são sem custo e não existe cobrança de taxas para nenhum serviço ou produto usado.
Em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas na pele e dores no corpo, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima e impedir a automedicação, pois alguns remédios podem agravar o quadro clínico.
Vale destacar que a pessoa também deve ficar atenta aos indícios de alarme para a dengue que incluem dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, queda abrupta na temperatura do corpo, sangramentos, agitação ou sonolência, choro persistente em crianças, tontura ou desmaio, pele fria e pálida, dificuldade de respirar e diminuição da quantidade de urina. Esses sintomas podem aparecer com início do terceiro dia da doença e indicar agravamento do quadro. Neste caso, é primordial procurar o serviço de saúde imediatamente.
Prevenção
Além das ações realizadas através da Prefeitura, é fundamental que o cidadão tenha alguns cuidados para impedir a proliferação do mosquito, sendo dever de todos eliminar os criadouros. Veja algumas medidas:
– Usar tampas e telas para vedar baldes e tambores de armazenamento de água;
– Armazenar objetos em local coberto, ou descartar, de forma adequada, o material que não vai mais usar. O Município dispõe de Ecopontos e do serviço de coleta de resíduos regular;
– Limpar as calhas e caixas d’água;
– Não armazenar pneus e garrafas em local descoberto;
– Não deixar plantas na água, utilizando sempre vasos com terra;
– Verificar a drenagem dos vasos de planta, para que não acumulem água;
– Não usar pratinhos embaixo dos vasos;
– Impedir bromélias, em centros urbanos, pois elas também servem como criadouro de Aedes aegypti;
– Utilizar telas nas caixas d’água;
– Limpar e fazer o tratamento ideal nas piscinas.
Para outras informações sobre as ações e serviços, os munícipes podem entrar em contato com o telefone (19) 3463.8099, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16 horas. O Departamento de Vigilância em Zoonoses fica localizado na Estrada da Cachoeira, 1.365, bairro São Joaquim.
Foto: Prefeitura de Santa Bárbara
Santa Bárbara participa do Dia D Regional de enfrentamento à dengue sábado agora
Com infomações de Jornal Americanense

