As tarifas dos pedágios que precisam ser instalados em 2026 na Pista Luiz de Queiroz (SP-304), nos trechos entre Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba, precisam chegar a até R$ 3, segundo informações apuradas com o governo de São Paulo.
Estão previstos pórticos de cobrança automática nos quilômetros 122, 144 e 154 da pista, por intermédio de reconhecimento das placas por câmeras ou de tags instaladas nos veículos.
A tarifa quilométrica terá descontos de 40% para duplicações e de 10% para faixas adicionais. Quem usar tag terá um desconto adicional de 5%.
IMPACTO PARA MILHÕES DE MOTORISTAS
Conforme o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), no decurso de 2024 passaram através da área onde estão previstos os possíveis pedágios na Pista Luiz de Queiroz (SP-304) um total de 13.505.147 veículos.
Entre 1º de janeiro e 12 de março de 2025, foram registrados 2.574.851 veículos transitando através do segmento.
ENTENDA O PROJETO
Até sexta (14), as audiências públicas serão finalizadas. No mês de julho, o governo do estado lança um edital para que as empresas apresentem interesse em administrar as pistas.
Em seguida, serão realizados o leilão e a assinatura do contrato. O investimento previsto é de R$ 6 bilhões no decurso de 385 quilômetros de diversas pistas.
O governo de SP afirma que a concessão permitirá melhorias nos trechos englobados, como 60 quilômetros de duplicações, 53, de faixas adicionais e terceiras faixas, 118, de acostamentos ampliados ou implantados e 32, de marginais.
Também estão previstos 17 passarelas, 23 novos pontos de ônibus, 15 dispositivos de acesso e 69 novas obras de arte especiais, preservando mais segurança viária e fluidez no trânsito.
Tarifas de pedágio na SP-304 podem variar entre R$ 1,80 e R$ 3 e impactar aproxamadamente 13,5 milhões de motoristas
Fonte: TodoDia
